Arraiá do Povo 2024: última noite do ‘6º Forrozão do Primo Sebastian’ reúne sete quadrilhas tradicionais para a competição
'Simpatia da Juventude', 'Estrela do Norte' e 'Explode Coração' garantiram o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Quadrilhas trouxeram enredos repletos de cores, trajes exuberantes e diversidade cultural
Encerrando as apresentações do "6º Forrozão do Primo Sebastian", sete quadrilhas dos municípios de Macapá, Santana e Laranjal do Jari trouxeram para a arena do Arraiá do Povo alegria, coreografias e histórias envolventes. O evento é promovido pelo Governo do Amapá e vai até o dia 2 de julho, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Com temas que resgatam e exaltam as belezas do Amapá, as quadrilhas tradicionais se apresentaram na segunda noite do forrozão com enredos repletos de cores, trajes exuberantes e diversidade cultural.
A programação do Arraiá do Povo reúne os três maiores festivais juninos do estado, sendo coordenado pelo Governo do Estado, em parceria com a Liga Junina de Macapá (Ligajum), Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) e Instituto Sócio Cultural Junino Arraiá no Meio do Mundo.
A quadrilha “Simpatia da Juventude” foi eleita a vencedora da edição para representar o Amapá no Festival Nacional de Quadrilhas Juninas, na cidade de Aracajú, em Sergipe. A segunda melhor quadrilha eleita foi “Estrela do Norte”, tradicional do bairro Pacoval, na Zona Norte de Macapá, e o terceiro lugar ficou com a quadrilha "Explode Coração", do município de Santana. As premiações acontecem nesta quinta-feira, 27, após o Show nacional da Banda Fulô do Mandacaru.
Veja como foi a última noite do Forrozão do Primo Sebastian:
Tradição Junina
A primeira quadrilha da noite veio do município de Santana com o tema “O monstro da ganância”, onde representou sentimentos como a mentira e a corrupção por meio de críticas sociais.
O esquadrão, composto por 24 pares de dançarinos, utilizou maletas para simbolizar classes sociais, além de alegorias e passos que fizeram o público vibrar.
A segunda quadrilha da noite, “Encanto Junino”, trouxe como tema “Laranjal do Jari de ancestralidade, resistência e revolução”, com o objetivo de mostrar ao público a história do município, sua cultura e biodiversidade.
Os 18 pares de dançarinos encantaram o público ao representar personagens e trajes típicos que falaram sobre o extrativismo da castanha, traço predominante do município, e utensílios que representavam a beleza da fauna e flora regional.
Guerreiros de FogoO tradicional grupo do bairro Jesus de Nazaré, em Macapá, trouxe 28 pares de dançarinos com o tema “O colorido que dominou o mundo”, que representou a história do movimento LGBTQIA+ e sua luta pelo reconhecimento de orientações sexuais, compreensão da sexualidade para além da dimensão binária e pelo respeito às diferenças.
O brilho de suas roupas, suas alegorias, casamento caipira e todo enredo envolveu todos que prestigiaram a apresentação.
Simpatia da JuventudeTradicional do bairro Laguinho, o grupo trouxe para o público o tema "Sankofa", com 24 pares de dançarinos, marcador e miss, além dos casais destaque, caipira e de noivos. As alegorias e trajes trouxeram cores vibrantes de laranja e verde que, em contraste com o preto, encantaram o público presente.
A sabedoria ancestral Sankofa relembra a importância de aprender com o passado para moldar um futuro mais sábio. O símbolo incentiva a reconexão da história e herança cultural, especialmente para as comunidades da diáspora africana, como a afro-brasileira.
Sorriso CristalinoA quadrilha Sorriso Cristalino, de Laranjal do Jari, trouxe o tema “Namastê: o São João que habita em mim saúda o São João que habita em você”, que simboliza a junção entre culturas por meio do amor de um indiano por uma mulher retirante brasileira que vai conhecer o país asiático, e após se apaixonar pela cultura do local, traz o seu amado para o Brasil para que conheça a diversidade.
Os 27 pares de dançarinos realizaram movimentos expressivos da dança indiana. Além disso, as noivas se vestiram com tons brilhantes de laranja.
Explode CoraçãoDiretamente de Santana e com sua torcida organizada, o grupo "Explode Coração" trouxe o tema “Sertão do bem e do mal, chuva de honestidade para a seca da maldade”, com o intuito de representar o período colonial, a seca da região e a história popular do cangaço, dando destaque aos personagens de Lampião e Maria Bonita.
Os 29 pares de dançarinos trouxeram coreografias envolventes, roupas coloridas, alegorias e utensílios que simbolizaram a paixão pelo sertão e também São João.
Raízes CulturaisCom o tema “Ecos da Floresta “, o grupo junino “Raízes Culturais", tradicional do bairro Buritizal, em Macapá, encerrou as apresentações trazendo 29 pares de dançarinos, que representaram a importância do bom convívio entre o homem e a natureza.
Suas alegorias exuberantes, roupas vibrantes, brilho e coreografia representaram as belezas naturais amapaenses e encantaram o público presente, que comemorou mais uma noite de celebrações juninas.
Arraiá do PovoO Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), com 12 dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios do Amapá. A programação recebe investimentos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!