'São mais de 40 anos de amor e dedicação em prol da arte', revela quadrilheiro que se apresentou no Arraiá do Povo
Ray Balieiro, de 52 anos, representa a categoria de amapaenses que mantém viva a tradição e magia das festividades juninas.
Servidor é integrante da equipe 'Simpatia da Juventude' desde a fundação, há 30 anos
O "6º Forrozão do Primo Sebastian” lotou a Cidade Junina do Governo do Amapá na última quarta-feira, 26. O público presente acompanhou a vitória da equipe "Simpatia da Juventude", que vai representar o estado no Festival Brasileiro de Quadrilhas Juninas. Entre os vencedores do tradicional grupo do bairro Laguinho, está o servidor público Ray Balieiro, de 52 anos, que revelou como sua paixão pelo segmento começou há mais de quatro décadas.
Integrante da equipe vencedora desde a fundação, há 30 anos, o servidor foi marcador de quadrilha, estilista, ativista cultural, e também foi eleito e eternizado como a primeira miss caipira gay amapaense, representando os quadrilheiros que mantém viva a tradição e magia das festividades juninas.
"Minha paixão surgiu ainda na adolescência, com 12 anos. Eu dançava as músicas de Luiz Gonzaga no colégio, e até hoje levo essa tradição comigo, pois são mais de 40 anos em prol da arte. Além disso, poder ver a diversidade presente nos grupos juninos é incrível, pois mostra o quanto sonhos são importantes", ressaltou Balieiro.
Neste ano, o grupo "Simpatia da Juventude" trouxe para o público o tema "Sankofa", com 24 pares de dançarinos, marcador e miss, além dos casais destaque, caipira e de noivos. As alegorias e trajes traziam cores vibrantes de laranja e verde que, em contraste com o preto, encantaram o público presente.A sabedoria ancestral Sankofa relembra a importância de aprender com o passado para moldar um futuro mais sábio. O símbolo incentiva a reconexão da história e herança cultural, especialmente para as comunidades da diáspora africana, como a afro-brasileira.
“Sempre exploramos e trabalhamos temas diversos, além de brincadeiras culturais. Então, criamos o miss caipira gay para que todos, independentemente de sua orientação sexual, se sentissem acolhidos e representados dentro do contexto de São João e das festas juninas”, finalizou o servidor.
A segunda melhor quadrilha eleita foi “Estrela do Norte”, tradicional do bairro Pacoval, na Zona Norte de Macapá, e o terceiro lugar ficou com a quadrilha "Explode Coração", do município de Santana.A competição nacional acontecerá na cidade de Aracaju, localizada em Sergipe, e as premiações locais acontecem nesta quinta-feira, 27, após o Show nacional da Banda Fulô do Mandacaru.
Arraiá do Povo
O festival é coordenado pela Federação de Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap). Além disso, estão presentes no evento a Liga Junina de Macapá (Ligajum) e o Instituto Sócio Cultural Junino Arraiá no Meio do Mundo.
O Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), com 12 dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios do Amapá. A programação recebe investimentos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!