Quadrilhas juninas promovem o encontro de gerações durante o Arraiá do Povo, organizado pelo Governo do Amapá
Seguindo roteiros, culturas diversificadas, apresentações reúnem pessoas de diferentes idades e segmentos.
Apresentações fortalecem e garantem visibilidade para a tradição folclórica
Fomentando a cultura junina do estado, o Governo do Amapá estruturou o Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, para receber quadrilheiros e a população em geral para apresentações, shows locais e também nacionais durante o Arraiá do Povo. O evento segue até o dia 2 de julho.
As quadrilhas juninas estão entre as principais atrações da programação, que garante visibilidade a uma tradição folclórica. Seguindo roteiros, encenações e culturas diversificadas, os espetáculos reúnem histórias de diferentes gerações.
A noiva do grupo Mistura Junina, Marta Brito, destacou que caminha há 36 anos na tradição das quadrilhas e também suas expectativas para mais um ano de apresentação.
“É um prazer promover cultura. Nosso objetivo é perpetuar, valorizar e mostrar para todos a importância do que estamos fazendo aqui, sendo extremamente importante termos o apoio do Governo do Amapá, que enxerga a grandeza das festividades e nos percebe como uma parte integrante e ativa da promoção cultural, algo que com certeza é enriquecedor”, ressaltou Marta.
Em contrapartida, a estudante Thammy Paixão, também do grupo Mistura Junina, entrou no mundo quadrilheiro há pouco mais de um ano. A jovem afirmou que conseguiu se encontrar na tradição e pretende seguir no caminho da dança.
“Eu não esperava gostar tanto assim, me apaixonei por tudo e já estou ansiosa para os próximos anos. Nos preparamos bastante, e hoje é um dia especial, pois vamos mostrar nosso potencial e o que praticamos há meses”, relatou Thammy.
Ao todo, 59 quadrilhas se prepararam por meses para as apresentações, que duram até 30 minutos. Miss Caipira da Mistura Junina, Gisele Morais, de 22 anos, destacou que apesar de dançar desde os 4 anos de idade, é sempre uma sensação diferente e animadora.
“No início, é tudo muito ansioso, mas quando definimos um tema e seguimos o roteiro de apresentação, tudo fica mais fácil e legal de curtir. Além de dançar, nós contamos histórias e fico muito emocionada pelo reconhecimento que estamos tendo”, frisou Gisele.
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), com 12 dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios do Amapá. A programação recebe investimentos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
O evento reúne os três maiores eventos do segmento no Amapá: o Festival Junino Sandro Rogério, o Forrozão do Primo Sebastian e o Arraiá no Meio do Mundo. O Festival Municipal Sandro Rogério, da Liga Junina de Macapá (Ligajum), acontece de 22 a 24 de junho para definir a melhor quadrilha da capital.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!