Arraiá do Povo 2024: brilho, memórias e tradições vestem as quadrilhas no festival do ‘Arraiá no Meio do Mundo’
Com altos investimentos e beleza, os figurinos dos quadrilheiros ganham atenção do público nas apresentações na Cidade Junina.
Durante a segunda noite do festival do Arraiá no Meio do Mundo 12 grupos juninos se apresentaram.
Neste sábado, 29, o Arraiá do Povo 2024, promovido pelo Governo do Amapá, trouxe para a Cidade Junina, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, a segunda noite do festival “Arraiá do Meio do Mundo”. Com indumentárias de cores vibrantes, muito brilho e coreografias afinadas os quadrilheiros dos 12 grupos da categoria matuto, acesso e especial, encantaram mais uma vez o público com resgates de memórias e tradição.
Durante a passagem pelo tablado, a beleza dos trajes juninos, que recebem um alto investimento, trouxeram a exuberância das saias de folhos e pedras que dão um toque de luxo nos bordados das vestimentas que enriquecem a coreografia nas apresentações.
O consultor temático do grupo Simpatia da Juventude, Cláudio Rogério, afirma que para a confecção do figurino dos 26 pares foram investidos cerca de R$ 80 mil, tudo para fazer bonito na arena, além de movimentar a economia da época.
“O investimento das indumentárias é sempre muito alto, porque tem estilista, costureira e alguns acessórios vêm de fora, inclusive, este ano apesar de 90% terem sido comprados aqui, mas os sapatos de quadrilha tiveram que vir de fora. E por amor a quadrilha de São João a gente quer está impecável para o público. Depois de um ano de ensaio tem que fazer bonito na quadra”, ressalta.
De todos os figurinos os mais trabalhosos e caros são da miss caipira e do casal de noivos, onde levam mais bordados e pedrarias para destacar a beleza da roupa, como explica o figurinista e noivo, do grupo Coração Mazaganense, Neto Soares, de 30 anos, que comemorou o aniversário fazendo o que mais gosta, dançando no tablado.
“O público aguarda ansioso para ver a miss caipira e os noivos, então isso gera uma expectativa e uma responsabilidade muito grande para gente e como já é tradição são os figurinos mais caros e mais trabalhosos. E, este ano, só para confecção da roupa da miss foram investidos R$ 3 mil, mas isso faz parte, pois a beleza que ela traz para a quadra é a recompensa de todo um trabalho em conjunto”, comemora o figurinista e dançarino.
Com temas que ganharam vida nas vestimentas e nas danças, cada quadrilha deu show com espetáculos que encantaram e contagiaram o público de todas as idades no ritmo do forró eletrizante. O presidente e marcador do grupo Raízes da Fronteira, que veio do município de Oiapoque, Cleison Gomes, ressalta que este ano a 2ª edição do Arraiá do Povo superou as expectativas.
“Tudo o que a gente faz é por amor a quadrilha junina e ter esta oportunidade de estarmos aqui nos motiva ainda mais a fazer com excelência o que ensaiamos em busca de um novo título”, reforça Cleison.
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), com 12 dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios do Amapá. A programação recebe investimentos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
O evento reúne os três maiores eventos do segmento no Amapá: o Festival Junino Sandro Rogério, o Forrozão do Primo Sebastian e o Arraiá no Meio do Mundo.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!