Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Arraiá do Povo: quadrilhas tradicionais e estilizadas animam segunda noite do festival do ‘Arraiá no Meio do Mundo’

Mais 12 grupos se apresentaram neste sábado, 29, na Cidade Junina do Governo do Amapá.

Por Alexandra Flexa
30/06/2024 14h00

Mistura de temáticas lúdicas e modernas resgataram memórias da infância

No ritmo contagiante do forró de São João, as apresentações dos grupos folclóricos da noite deste sábado, 29, levantaram o público que se emocionou com a tradição e inovação dos temas das quadrilhas. A programação do Arraiá do Povo 2024, promovido pelo Governo do Amapá, marcou o segundo dia do festival "Arraiá no Meio do Mundo", que contou com 12 apresentações no palco da Cidade Junina.

Valorizando as raízes culturais das tradicionais festas na roça, uma mistura de temáticas lúdicas e modernas resgataram memórias da infância e levaram o público a reflexões sobre os novos tempos. O famoso casamento na roça também levou o público para uma viagem no tempo ao som da voz do marcador. 

Este ano, o Governo do Amapá reuniu na programação do Arraiá do Povo os três maiores festivais juninos do estado, a Liga Junina de Macapá (Ligajum), Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) e o Instituto Sociocultural Junino Arraiá no Meio do Mundo. De cada festival vai sair um grupo folclórico vencedor, sendo declarado três campeões estaduais. 

Veja como foram as apresentações da segunda noite do "Arraiá no Meio do Mundo":
 
Os Descendentes dos Matutos  

A quadrilha Os Descendentes dos Matutos abriu as apresentações da noite com o tema "O cinema mudo de Charles Chaplin com a beleza do São João’" O grupo junino, formado por 13 pares, trouxe para o tablado uma mistura lúdica das brincadeiras que remetem aos tempos de infância e humor. 

Nos passos bem marcados do forró matuto, o grupo protagonizou uma encenação de comédia com o casamento dos noivos. 

Garota Safada 

O segundo grupo a se apresentar na quadra foi Garota Safada, com o tema "Seja na terra ou no mar, você jamais irá roubar a alegria e emoção de brincar meu São João". Trazendo a alegria do forrozão raiz das festas juninas ao som da música "Anunciação", de Alceu Valença, o grupo, formado por 25 pares, contagiou o público com o ritmo e o enredo. 

Fantasiado de pirata, o marcador, Simpson Luíz, narrava a história envolvendo ribeirinhos, piratas e os festejos de São João no interior. Nas cores verde, laranja e rosa, os quadrilheiros formaram um cenário cataventos, que demonstrou o passar dos dias, e o embalo de ninar das crianças simbolizou o futuro.

As Piranhas do Sem Terra 

Em seguida, o grupo Piranhas do Sem Terra trouxe o tema "As Piranhas do Sem Terra, vem comemorar 25 anos de tradição no mundo imaginário de uma criança no São João". Com 16 pares na quadra junina, o grupo do município de Tartarugalzinho protagonizou a tradição dos festejos celebrando mais de duas décadas de existência. 

O grupo também homenageou a infância de uma criança que brinca e se diverte e resgatou histórias e enredos da infância.

Explosão do Tempo 

Na sequência, a quadrilha Explosão do Tempo se apresentou com o tema "O São João de Nós Tudim". Com indumentárias tradicionais nas cores vibrantes azul e laranja, o grupo trouxe brincadeiras típicas da época junina, coreografou e interagiu com o público que entrou no clima da diversão. 

Adultos, jovens e crianças entraram no ritmo de danças tradicionais das festas de São João. 

Coração Mazaganense 

A quinta quadrilha a se apresentar foi Coração Mazaganense, abrindo o grupo de acesso com indumentárias exuberantes e cheias de truques, o grupo folclórico do município de Mazagão trouxe o tema "A festa o coração e a mitologia nas noites de São João".

Com vestimentas cheias de brilho e pedrarias, os 16 pares de quadrilheiros apresentaram na arena Zeus, Poseidon, Perséfone, Hades, Caronte, Anfitrite e Eros, encantando o público com cenas de como seria uma festa de São João com os personagens da mitologia grega. O grupo deu um show de espetáculo em cores e ritmo minuciosamente coreografados.

Art’s da Amazônia 

Nas cores laranja, dourado e com muito brilho, a quadrilha junina Art’s da Amazônia, que tem 24 anos de história, trouxe o tema "A festança o Brilho e a Cultura é São João". O enredo conta a história da origem dos eventos juninos que começaram no continente europeu durante a Idade Média.

O vice-presidente e marcador da quadrilha, Jean Fonseca, direcionou o espetáculo apresentando a mistura cultural de onde começou a festa junina, com vestimentas no estilo europeu. As pedras e folhos os 14 pares de quadrilheiros animaram o público.

Minha Flor 

A sétima quadrilha a se apresentar na arena foi Minha Flor, com o tema "Amazônia, uma terra de guerreiros em grito da preservação". Com cores vibrantes do verde da floresta, o grupo junino mostrou sua força no tablado com 14 pares de quadrilheiros. 

Durante a apresentação, a Miss Caipira representou a fauna da Amazônia com uma indumentária de onça, e o figurino do casal de noivos trouxe de volta os caboclos ribeirinhos. O tema chamava para uma reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente. 

Raízes da Fronteira - Oiapoque  

O grupo foi o oitavo a se apresentar. Com cenários misteriosos, a temática "Alice no São João das Maravilhas" trouxe o encanto e o mundo imaginário para a quadra junina.  

Com a entrega de personagens infantis, o presidente e marcador, Cleison Gomes, que se apresentou como a Lebre de Março, conduziu o bailado e as apresentações dos personagens Alice, Chapeleiro, Rainha e Rei de Copas e os gêmeos. Os 17 pares trouxeram para o tablado um toque estilizado, mas sem deixar de lado a tradicional dança dos matutos.

Tradição Junina – Santana 

Com a temática "Monstro da Ganância", o grupo Tradição Junina – Santana, que possui 20 anos de quadra, trouxe uma crítica construtiva e de reflexão sobre a evolução e as transformações da sociedade. Com indumentárias nas cores preto e dourado, os quadrilheiros representaram a fortuna e a escassez. 

Dentre as coreografias, os ritmos tradicionais e marcantes do São João foi apresentado por 22 pares de dançarinos. 

Simpatia da Juventude  

Dona de dez títulos estaduais e campeã do 6º Forrozão do 'Primo Sebastian', o grupo Simpatia da Juventude trouxe para o público o tema "Sankofa". Com 24 pares de dançarinos, marcador e miss, além dos casais destaque, caipira e de noivos, as alegorias e trajes trouxeram cores vibrantes de laranja e verde que, em contraste com o preto, encantaram o público presente.

A sabedoria ancestral Sankofa relembra a importância de aprender com o passado para moldar um futuro mais sábio. O símbolo incentiva a reconexão da história e herança cultural, especialmente para as comunidades da diáspora africana, como a afro-brasileira.

Constelação Junina 

Já fechando a noite, a penúltima quadrilha a se apresentar foi a Constelação Junina, que se apresentou no tablado com o tema "Mentes Brilhantes". Representando as cores das estrelas, o grupo veio com fantasias predominantes na cor azul e muito folho. 

Com 26 pares de quadrilheiros, o grupo homenageou na arena junina grandes personalidades intelectuais do mundo científico e artístico, como Albert Einstein, Thomas Edson e Nikolas Tesla. O ponto alto da apresentação foi a homenagem feita ao cantor Luiz Gonzaga, autor de muitos sucessos de São João no ritmo forró e sertanejo.

Pequena Dama 

Quem encerrou a segunda noite do festival 'Arraiá no Meio do Mundo' foi a quadrilha Pequena Dama, com o tema "No amanhecer do brilho da luz vem brilhar no furacão do Amapá".

Declarando seu amor pelo Estado do Amapá e pelo São João, o trouxe com indumentárias na cor vermelha e adereços com brilho vibrante. A coreografia, com traços tradicionais do forró, animou o público presente.

Confira a programação deste domingo, 30, do Arraiá do Povo:

Chave Cruella Devainer

  • 19h – Os Aventureiros do Norte
  • 19h45 – Considerados dos Matutos
  • 20h30 – Os Caipiras Afobados
  • 21h15 – Os Bagunçados dos Matutos
  • 22h – Explosão Junina - Macapá
  • 22h45 – Estrela Santanense
  • 23h30 – Coração Caipira - Santana
  • 00h15 – Coração Caipira - Macapá
  • 1h – Brilho Junino - Tartarugalzinho
  • 1h45 – Explode Coração – Santana
  • 2h30 – Revelação
  • 3h15 – Sorriso Cristalino

 Arraiá do Povo  
 
O Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur). A programação recebe recursos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.  
 
A Cidade Junina foi montada exclusivamente para receber 59 grupos juninos, entre tradicionais e estilizados, que participam dos campeonatos municipal e estadual, totalizando mais de 80 apresentações. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!