Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Junção de culturas movimenta a economia do Arraiá do Povo

Xadrez típico da época ganha mais colorido com as peças artesanais da cultura indígena amapaense.

Por Marcelle Corrêa
01/07/2024 09h00

A festança junina traz a essência tucuju, além de movimentar a economia

O colorido dos tecidos, indumentárias e enfeites juninos não estão restritos apenas ao tablado onde mais de 50 quadrilhas dão show de cultura e dança. Muitos empreendedores deste ramo encontraram no Arraiá do Povo 2024, promovido pelo Governo do Amapá, a oportunidade de vender e expandir os negócios.

Além de movimentar a economia, a festança traz a essência tucuju com a Cidade Junina, que une a tradição da quadra junina com a ambientação de aspectos da vida na Amazônia. Nesse misto de culturas, o xadrez típico das roupas juninas ganha novos acessórios que refletem bem a identidade amazônida-amapaense: os artesanatos indígenas.

Zuleika dos Santos, da aldeia indígena Kumarumã, localizada na terra indígena Uaçá, em Oiapoque, faz parte da etnia Galibi-Marworno. Ela trouxe as peças confeccionadas na aldeia para expor e vender no Arraiá do Povo. A empreendedora relata a alegria de testemunhar a junção das culturas.

"Conseguimos este espaço pela Casa do Artesão, e sou muito grata por isso. Fiquei muito feliz pela festa junina e por essa oportunidade. Até pensei: ‘Será que vou conseguir vender?’. Mas quando cheguei aqui, vi uma realidade diferente. Vi que há demanda e lucros. Nossos brincos, colares, miçangas e sementes se combinam harmoniosamente com as roupas típicas", falou empolgada a artesã.

Os tecidos diversos não poderiam faltar. Ruane Rocha, supervisora de vendas do grupo Rocha Tecidos, de Macapá, conta que é a primeira vez que a empresa participa de um evento grande do Governo do Estado e que tudo o que viu superou as expectativas.

"Essa festa abriu as portas para grandes e pequenas empresas. Vejo todo mundo se saindo bem com as vendas. A festa está bonita, e esperamos que muitos outros eventos como este aconteçam. O Arraiá do Povo é a cultura da nossa região", disse Ruane.

Entusiasmada com o retorno no estande de vendas, a comerciante conta que já vendeu de tudo, de tecidos a linhas.

"Tecido é a base de toda indumentária confeccionada aqui no Arraiá do Povo, e os grupos juninos procuram nossa loja como referência. É gratificante poder ajudar todos os quadrilheiros a saírem lindos nas apresentações. Estamos aqui não apenas pelo empreendimento, mas também como apoio para eles terem um local presente na hora do sufoco e agonia. Sempre falta uma linha ou um zíper que estoura, então damos esse suporte", comentou a supervisora. 

Arraiá do Povo  

O Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur). A programação recebe recursos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!