Arraiá do Povo 2024: 12 grupos se apresentam no último dia do mês que celebra as festas juninas
A programação promovida pelo Governo do Amapá marcou a terceira noite do ”Arraiá do Meio do Mundo”.
12 grupos se apresentaram no terceiro dia do festival
A programação do Arraiá do Povo 2024, promovido pelo Governo do Amapá, apresentou neste domingo, 30, um grandioso espetáculo de cores, brilho, alegria e lindas coreografias, o terceiro dia de apresentações do Instituto "Arraiá no Meio do Mundo". O evento encantou o público presente na Cidade Junina, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Doze grupos juninos coordenados pelo Instituto Social Cultural Arraiá do Meio do Mundo, se apresentaram no último dia do mês das tradicionais festividades juninas, na chave “Cruela Devainer”. O presidente e coordenador de evento, Urielson Duarte, de 47 anos, que participa do movimento cultural desde 2000, falou da iniciativa.
“Precisávamos realmente do incentivo que recebemos do Governo do Amapá e dos senadores Davi e Randolfe Rodrigues. Esse é o momento que nossa cultura está sendo muito valorizada e estamos sendo respeitado pelas autoridades, pelo poder público e principalmente na área de investimento. Além dos festejos juninos serem um movimento cultural é um dos maiores movimentos sociais do Brasil”, destacou o presidente.
Durante 12 dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios do Amapá, muitas novidades foram mostradas durante as apresentações. Na quadrilha “Os Caipiras Afobados”, o presidente e marcador do grupo, Rony Santos, de 42 anos falou da emoção de estar participando pela primeira vez do Arraiá no Meio do Mundo.“Nosso grupo existe há três anos, somos 14 pares, cujo tema representa o amor, a fé e tradição pela festa junina. Esperamos ter uma boa colocação nessa disputa”, disse o presidente.
O evento reúne os três maiores eventos do segmento no Amapá: o Festival Junino Sandro Rogério, o Forrozão do Primo Sebastian e o Arraiá no Meio do Mundo.Arraiá do Povo
Toda programação é organizada pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), em conjunto com as entidades Liga Junina de Macapá (Ligajum), Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) e Instituto Sócio Cultural Junino Arraiá no Meio do Mundo. O Arraiá recebe investimentos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
Confira o resumo das apresentações do terceiro dia do “Arraiá no Meio do Mundo”:
Os Aventureiros do Norte
Foi a primeira quadrilha a se apresentar com o tema “Minha flor: A história consagrada das pétalas da felicidade numa noite de São João” e levou 12 pares quadrilheiros de Santana que dançaram e fizeram evoluções de passes tradicionais.
Considerados dos MatutosRepresentando o bairro Perpétuo Socorro, a quadrilha apresentou 24 pares vestidos com as cores predominantes vermelho e preto, referenciando que das chamas ardentes da fogueira surge a paixão pelo São João.
Os Caipiras AfobadosA emoção tomou conta dos 14 pares de quadrilheiros moradores do Residencial Macapaba, que se apresentaram pela primeira vez no Festival. A quadrilha iniciou a apresentação simulando uma grande locomotiva animada que levantou a torcida, com muita animação e passes tradicionais.
Os Bagunçados dos MatutosQuadrilheiros vestidos com as cores predominantes em laranja e vermelho agitaram o público presente, houve mistura de ritmos musicais tradicionais e mais atuais. Além dos 24 casais ainda aconteceu o tradicional casamento na roça.
Explosão Junina de MacapáRepresentando o cangaço, os 23 pares de quadrilheiros encenaram a história de Lampião e enalteceram o empoderamento feminino através da figura de Maria Bonita. O grupo também contou a história da origem das festas juninas, com o tema “Do Cordel aos Folguedos para encantar, em uma explosão de cultura popular”.
Estrela SantanensesO sexto grupo apresentou o tema “A Vossa Realeza, o Sertão”, que contou com leveza e alegria, a história dos sertanejos exaltando a cultura nordestina.
Coração Caipira SantanenseNas cores verde e amarelo, os 17 pares de quadrilheiros brincaram contando a história das riquezas do Nordeste. Na ocasião, a miss caipira representou a rainha do milho.
Coração Caipira de MacapáEntre crianças, jovens e adultos, 16 casais desenvolveram o tema “Um são João de amor e paixão”, com muita animação e simpatia. O grupo participou da apresentação, mas não concorre à disputa por não cumprir alguns requisitos do regulamento.
Brilho Junino
Representaram a região dos lagos, os integrantes de Tartarugalzinho. As damas vestidas de dourado lembraram as jazidas de ouro da região e os rapazes interpretando os garimpeiros, agitaram o público contando a história cultural e econômica do município.
Explode Coração SantanenseAbrindo a apresentação do grupo especial, a quadrilha levou 28 pares de quadrilheiros para a arena apresentando o tema “Meu sertão do bem e do mal, chuva de honestidade para a seca da maldade”.
RevelaçãoCom o tema “Festa para a rainha do São João”, o grupo de 24 pares de quadrilheiros do bairro Perpétuo Socorro fez uma grande festa para comemorar o aniversário de 35 anos de existência da quadrilha. Utilizaram indumentárias luxuosas e coloridas, dividido por cores em alas que dividiram a quadrilha tradicional, a quadrilha Revelação e a inovação de São João, além dos casais de noivos e caipiras.
Sorriso CristalinoEncerrando as apresentações, representando o município de Laranjal do Jari, o grupo do bairro Agreste levou 22 pares de quadrilheiros para apresentaram o tema “Namastê o São João que habita em mim, saúda o São João que habita em você”. O marcador empolgou o público contando a trajetória do “Holi”, que é um festival hindu tradicional da Índia até a chegada da festa de São João, no Brasil.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp