Arraiá do Povo: festa cultural deixa recordações aos quadrilheiros
O evento realizado pelo Governo do Amapá teve uma programação diversa, com apresentação de quadrilhas, shows nacionais e amapaenses.
Durante 12 dias, o Parque de Exposições da Fazendinha sediou o Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo encerra a programação nesta terça-feira 2, depois de 12 dias de muita cultura, tradição e animação. As memórias e a saudade para todos que participaram desta festa serão inesquecíveis. O evento, que contou com a participação de quadrilhas de todo o estado do Amapá, foi marcado por momentos de alegria, dança e muita arte.
Uma cidade junina foi construída no Parque de Exposição da Fazendinha com uma estrutura robusta, que incluiu palco, som, arena de apresentações dos grupos juninos tradicionais e estilizados, praça de alimentação, arquibancadas, espaço de exposição de artesanato, barracas juninas e parque de diversões.
A organização foi planejada para proporcionar lindos momentos e qualidade para visitantes, quadrilheiros e empreendedores, visando dar melhores condições para aqueles que vivenciaram a cultura da quadra junina.
O noivo do grupo Império Amapaense, David Santos, participa da quadra junina desde 2017 e há dois anos está defendendo o quesito casal de noivos.
“A estrutura da cidade junina é excelente e que a cada ano é perceptível o quanto o investimento do Governo aumenta. Nós, que por muito tempo fomos marginalizados, nos sentimos valorizados e agora temos um local para mostrar nossa arte. Esse período deixará saudades”, disse Santos.
Os grupos juninos, com exceção dos moradores dos municípios de Macapá e Santana, tradicionalmente se hospedam em escolas de maneira improvisadas. Este ano, o Governo do Estado deu dignidade para os brincantes, hospedando-os em hotel e os quadrilheiros também receberam apoio com ajuda de custo de alimentação.O marcador do grupo Fogo e Folia de Santana, Luan Silva, que está na quadra junina há 15 anos, falou da evolução da quadra nos últimos tempos.
“Ter a estrutura que temos atualmente, sempre foi um sonho para os quadrilheiros. Já nos apresentamos em locais sem nenhuma infraestrutura. Desejamos que o Governo do Amapá continue incentivando a cultura, de modo geral e a junina especificamente. Tenho certeza que ano que vem será ainda melhor Com o encerramento do Arraiá do Povo, fica a certeza de que a tradição e a alegria dos quadrilheiros marcaram todos os que participaram e prestigiaram o evento”, afirmou Silva.
Arraiá do PovoToda programação é organizada pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), em conjunto com as entidades Liga Junina de Macapá (Ligajum), Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) e Instituto Sócio Cultural Junino Arraiá no Meio do Mundo. O Arraiá recebe investimentos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
A Cidade Junina foi montada exclusivamente para receber 59 grupos juninos, entre tradicionais e estilizados, que participam dos campeonatos municipal e estadual, totalizando mais de 80 apresentações.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!