Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Arraiá do Povo 2024: felicidade e animação marcam último dia de apresentações do ‘Arraiá no Meio do Mundo’

11 grupos tradicionais, especiais e de acesso encerraram o espetáculo nesta terça-feira, 2, no Parque de Exposições da Fazendinha.

Por Leidiane Lamarão
03/07/2024 17h00

Durante 12 dias de evento, aconteceram mais de 80 apresentações

O último dia do Arraiá do Povo 2024, promovido pelo Governo do Amapá no Parque de Exposições da Fazendinha, foi marcado por cores vibrantes e muita emoção por quem passou pela Cidade Junina. Divididos entre grupos tradicionais, especiais e de acesso, as 11 quadrilhas da chave Charles Mira, do festival "Arraiá do Meio do Meio do Mundo", foram as responsáveis por encerrar o espetáculo nesta terça-feira, 2.

Valorizando as raízes culturais das tradicionais festas na roça, uma mistura de temáticas lúdicas e modernas resgataram memórias da infância e encantaram o público. Durante os 12 dias de evento, aconteceram mais de 80 apresentações com quadrilheiros dos 16 municípios.

Este ano, o Governo do Amapá reuniu na programação do Arraiá do Povo os três maiores festivais juninos do estado, a Liga Junina de Macapá (Ligajum), Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) e o Instituto Sociocultural Junino Arraiá no Meio do Mundo.

Veja como foram as apresentações da última noite do "Arraiá no Meio do Mundo":

Fúria Junina

A quadrilha tradicional do bairro Congós, em Macapá, abriu as apresentações da última noite do Arraiá do Povo,com a temática "Viva o Nordeste, viva a fúria junina".

Composta por 17 pares e com passos exclusivos das quadrilhas tradicionais, o grupo enfatizou o São João de todos os tempos, apresentando a arte e a cultura do povo da região Nordeste do Brasil, desde as dificuldades da fome até os principais pratos da culinária da região, que ganham destaque nos festejos juninos.

Imperadores dos Matutos

Em seu primeiro ano de apresentação, o grupo junino o bairro Jardim Felicidade I, na zona norte de Macapá, trouxe para a quadra junina a temática "Velho sertão de antigamente" demonstrando a representatividade das crenças históricas. Entre os destaques, ficou o trevo de quatro folhas, a fé em Nossa Senhora e também o tradicional casamento na roça.

Composta por 12 pares, o grupo se apresentou com as vestimentas nas cores verde e laranja.

Piriguetes dos Matutos

Com a temática "Fogo, Amor e traição... Boto e Aquaman se enfrentam na chama ardente de São João", a quadrilha do bairro Pacoval, na Zona Norte de Macapá, contou uma história de amor e paixão que acabou em deslealdade.

Houve dois casais destaque, um representando as piriguetes dos quatro cantos da cidade e outro os noivos. Utilizando as cores vibrantes predominantes no laranja, a quadrilha se apresentou com 25 pares.

Inspiração Junina

Diretamente do Conjunto habitacional Macapaba, na Zona norte de Macapá, a quadrilha se apresentou com o tema "Xô Urucubaca, vem sorte".

Para representar amuletos de países diferentes, a quadrilha apresentou os casais destaque, que simbolizaram as pirâmides e os tradicionais felinos do Egito, o Elefante da Índia e dragão e a moeda sorte, da China. Além disso, também houve o casal tradicional de noivos.

Composta por 15 pares, a quadrilha contou a história desde o início das civilizações, onde haviam sacerdotes, xamãs, feiticeiros e curandeiros supersticiosos, além do início e regeneração do calendário Maia, que traz maus presságios e o fim do mundo, mas acaba evidenciando a repulsa por toda a negatividade e atrai boas energias para o São João.

Gaviões do Norte - Santana

Com a temática “Mistérios e curiosidades do número 3”, a quadrilha apresentou, guiada pelo numeral, os detalhes em cada fase da vida humana.

Com 15 pares de brincantes, o grupo também encenou o tradicional casamento na roça, encantando o público com coreografias e cores vibrantes.

Sensação junina – Tartarugalzinho

Com a temática "Eu não quero dinheiro, eu só quero amar", a quadrilha se apresentou nas cores vermelho e branco e defendeu proposta de que a importância dos laços criados ao longo da vida é maior que recursos financeiros.

Para enfatizar o tema, o grupo também reforçou como a saúde e o abraço fraterno também são essenciais para a construção de um ser humano empático e gentil.

Junina Lampião de Calçoene

O projeto temático da quadrilha do município de Calçoene traz uma viagem pelo mundo, que mostra a influência do México, Filipinas, Espanha, Equador e Portugal no mundo da contemporaneidade junina.

Trazendo as cores preto e branco, o grupo demonstrou como cada país celebra a festividade e como são parecidas com o São João do Brasil. Além disso, o casal caipira representou Maria Bonita e Lampeão, referências da quadra junina e históricos para as celebrações.

Magia da Juventude - Pedra Branca do Amapari

O grupo apresentou a temática ‘São João Tour, um turismo pelo estado Amapá”, falando sobre a importância do potencial econômico para o estado. Também houve o destaque para a fauna, flora, as montanhas do Tumucumaque e a produção de industrializados.

Com 14 pares, a quadrilha trouxe o casal caipira representando o equinócio solar e a Miss Caipira como a rainha dos festivais, destacando concursos históricos para o estado.

Raízes Culturais do Buritizal

Predominantemente na cor azul, a quadrilha apresentou a temática “Ecos da floresta”, trazendo sons que simbolizaram o interior da fauna e da flora sobre o olhar dos indígena e ribeirinhos.

Com 19 casais, o grupo também homenageou lendas folclóricas que são repassadas entre as gerações e se tornaram a identidade cultural do Brasil.

Associação Folclórica e Cultural Luar do Sertão

Diretamente dos bairros Mucajá, Santa Inês e Beirol, a quadrilha se apresentou sobre a temática “Novo Luar, o Novo Cangaço”, que retrata  quadrilhas  especializadas em estourar caixas eletrônicos, invadir cidades pequenas e cometer crimes de grandes proporções.

Com 29 pares, a quadrilha fez um paralelo com o Antigo Cangaço do tempo de Lampião, Maria Bonita e dos cangaceiros que dominaram a década de 30, no Nordeste do Brasil.

Sensação Amapaense

Encerrando a noite, a quadrilha do município de Amapá se apresentou com a temática "Ao infinito e além da imaginação", uma proposta para trazer as memórias da infância, com menções sobre os brinquedos e personagens de desenhos animados.

Com 16 pares, a quadrilha trouxe os casais destaque, que representaram a doce infância e as lembranças da escola.

Arraiá do Povo

O Arraiá do Povo 2024 foi organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), em conjunto com as entidades Liga Junina de Macapá (Ligajum), Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) e Instituto Sócio Cultural Junino Arraiá no Meio do Mundo (Fefap- Federação das Entidades Folclóricas do Amapá).

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!