Apoiada pelo Governo do Amapá, Quarta Lilás celebra o respeito e a diversidade LBTI, em Macapá
Programação cultural da Quarta Lilás destacou a luta da diversidade e resistência das mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (LBTI).
A noite foi regada de poesias cantadas com o Coletivo Juremas e apresentações musicaisEm sua 8ª edição, a Quarta Lilás reuniu mulheres lésbicas, bissexuais, transexuais e intersexuais (LBTI), na quarta-feira, 31, para celebrar a diversidade com muita música e poesia, em Macapá. Apoiado pelo Governo do Amapá, o evento abriu a programação da 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, para conscientizar sobre a importância da resistência das mulheres LBTI na luta pelos seus direitos.
A noite iniciou a semana de encerramento do Mês da Diversidade, que se estende até o domingo, 4. Toda a programação, regada de poesias cantadas e apresentações musicais, contou com suporte da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres.
“Essa parceria com as outras entidades, com o Governo do Estado e a Secretaria das Mulheres, traz essa visibilidade e destaque para as mulheres artísticas no evento e essa visibilidade da pauta, de luta, de garantia de direito para essas mulheres, principalmente para as que sofrem com muita violência, que são as mulheres trans”, explicou coordenadora executiva da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, Jeanne Mota.
Jeanne Mota, coordenadora executiva da 24ª Parada LGBTQIAPN+A psicóloga do Centro Ama-LBTI, Lianaara Mota, que esteve no evento realizando panfletagem e orientação aos participantes, ressaltou a importância de se discutir a diversidade e valorizar a criação de políticas públicas para a comunidade.
“Damos apoio para que esse evento aconteça com o AMA LBTI, que é um centro instituído para acolhimento de mulheres LBTI e faz parte da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, oferecendo orientações para todos os presentes, dos nossos serviços e atividades, mas também contribuímos com a pauta da diversidade presente na agenda do Governo do Amapá, e esse é o momento de celebrar não somente a diversidade, mas o respeito”, ressaltou a psicóloga.
Lianaara Mota, psicóloga do Centro Ama-LBTIA psicóloga, Isadora Canto, também esteve presente no evento e destacou a importância de reafirmar a presença da comunidade LGBT, como uma forma de demarcar o espaço de direito na sociedade.
“É importante a gente falar sobre a visibilidade que esses eventos trazem para o movimento das mulheres lésbicas, bissexuais e transsexuais, assim como todos os outros eventos ao longo desses dias. Então, já deixo aqui o convite para a parada do orgulho LGBT para todo mundo, vamos todas marchar com orgulho pelo nosso amor, pela nossa vida e contra o ódio”, finalizou Isadora.Psicóloga Isadora Canto
Confira a programação da 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+:
Quinta-feira, 1º de agosto
- Parada Preta e Feira da Diversidade
- Hora: 17h
- Local: Complexo da Diversidade, em frente à Casa do Artesão, na Rua Francisco Neto
Sexta-feira, 2 de agosto
- Marcha das Mulheres LBTI+
- Hora: 16h30
- Local: Concentração na Praça da Bandeira e segue até o Complexo da Diversidade
- Sexta da Diversidade e Feira da Diversidade
- Hora: 17h
- Local: Complexo da Diversidade, em frente à Casa do Artesão, na Rua Francisco Neto
Sábado, 3 de agosto
- TransFest
- Hora: 17h
- Local: Complexo da Diversidade, em frente à Casa do Artesão, na Rua Francisco Neto
Domingo, 4 de agosto
- 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
- Hora: 15h
- Local: Concentração Complexo do Araxá, saída às 16h30
- Shows Nacionais de Lia Clark e Karol Conká
- Hora: após o fim da 24ª Parada do Orgulho
- Local: Palco da Diversidade, em frente à Casa do Artesão, na Rua Francisco Neto
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!