Rádio Difusora promove debate em Oiapoque sobre atuação de profissionais de comunicação na área de fronteira
Programação incluiu palestras e oficinas conduzidas por professores, especialistas e guias turísticos do Brasil e França.
Anita Flexa, Rádio Difusora de Macapá
Reunião surgiu para fortalecer e aprimorar a comunicação na região transfronteiriça
Oiapoque sediou a "1ª Reunião Ampliada de Comunicadores do Norte do Amapá e Guiana Francesa", organizada pela Rádio Difusora de Macapá. O evento, que aconteceu no Fórum do município no sábado, 3, surgiu para fortalecer e aprimorar a comunicação na região transfronteiriça, reunindo profissionais brasileiros e guianenses. A programação da rádio do Governo do Amapá contou com o apoio do Sebrae.
Além de proporcionar um espaço para a colaboração e troca de conhecimentos, a reunião incluiu palestras e oficinas conduzidas por professores, especialistas e guias turísticos do Brasil e França.
Jornalistas e profissionais da comunicação debateram a criação de um grupo de trabalho
A social mídia, Ana Paula, veio da capital da Guiana, Caiena, para participar do encontro e trocar experiências, especialmente, na área que atua, que são as redes sociais.
"Trabalho com humor e o nosso dia a dia nas redes sociais. Também vim representar a Tukadong, que é um centro de coreografia que trabalha com eventos de dança durante o ano todo na Guiana Francesa. Temos dois festivais com hip-hop, dança contemporânea, dança tradicional brasileira e outros tipos. Gostaria de ter mais trocas com outros criadores de conteúdos brasileiros para que a gente possa colaborar e trabalhar juntos", disse Ana Paula.
Ana Paula veio de Caiena, capital da Guiana Francesa, participar do encontro
Outra comunicadora que estava presente na reunião foi Kamilly Barbosa, social media que mora em Oiapoque. Ela ficou sabendo do evento e fez questão de participar das tratativas e oficinas para aprimorar as habilidades profissionais.
“Busquei aprender mais sobre a edição de vídeos, que é algo que eu ainda tenho um pouco de dificuldade, a expectativa é melhorar meu conteúdo, com essa troca de experiência com outros comunicadores. Adorei participar!”, disse Kamilly, empolgada.
Kamilly Barbosa atua como social media em Oiapoque e veio aprimorar os conhecimentos
Entre os temas abordados estavam o papel da comunicação no fortalecimento da Universidade Federal da Fronteira até o turismo e a comunicação na fronteira, além da relação entre os povos indígenas e a mídia.
A diretora da Rádio Difusora de Macapá, Ana Girlene, explica que essa a ideia da reunião surgiu da necessidade de estreitar esses laços entre os comunicadores da área de fronteira.
“A ideia é nós colocarmos a comunicação como uma ferramenta fundamental para debater os temas que são tão caros a todos nós: o desenvolvimento econômico, o turismo, o ambiente, circulação de pessoas, aproveitamos o ensejo da 1ª Feira Binacional de Oiapoque, promovida pelo Governo do Estado e o Sebrae. Daqui a gente pretende sair com um grupo de trabalho e o início de uma rede colaborativa entre os comunicadores para organizarmos um encontro ainda maior entre os comunicadores da fronteira e toda a região da Guiana", destacou a diretora.
A programação contou com a apresentação do grupo francês Doubout Collective, integrado pelos artistas F2N, da cantora Flávia Judah e DJ Z-James. A reunião representou um passo significativo na construção de uma rede de comunicadores transfronteiriços.
Apresentação cultural com o grupo francês Doubout CollectiveRádio Difusora promoveu a 1ª Reunião de Comunicação entre Amapá e GuianaEvento aconteceu no Fórum do município de Oiapoque
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!