Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVO CÂNDIDO PORTINARI

'Sei que vai ter o cuidado que merece', diz funcionário público ao doar tela de R. Peixe para o Novo Cândido Portinari

Gabriel Santos, de 70 anos, destacou a felicidade por mais pessoas terem acesso à obra.

Por Ana Anspach
23/08/2024 16h30

Tela representa o antigo Macapá HotelO Governo do Estado realizou na terça-feira, 20, a entrega para a população amapaense do Novo Centro de Educação Profissional em Arte Visual Cândido Portinari. O local, considerado referência histórica há mais de 50 anos, também recebeu em sua reinauguração uma obra original do artista R. Peixe, o idealizador da instituição.

O quadro raro foi um presente do funcionário público federal Gabriel Santos, de 70 anos, que destacou a felicidade por mais pessoas terem acesso à obra. A tela representa o antigo Macapá Hotel, que será transformado no 1º Hub de Inovação do Amapá pelo Governo do Estado, e foi a última produzida pelo artista.

“Logo depois que adquiri a obra, R. Peixe faleceu, o que me impactou, pois tínhamos uma relação de amizade. Me encantei com o quadro e minha emoção é indescritível por ter a oportunidade de aumentar o acervo do Novo Cândido Portinari. Aqui, sei que a obra vai ter o apreço e cuidado que merece", finalizou Santos.

Obra foi a última produzida pelo artista R. Peixe.

A professora de Artes, Helen Ataíde, recebeu a doação e expressou sua enorme satisfação, além da importância que o quadro terá para exposições e o ensinamento de novos alunos.

”Como parte do corpo docente, me sinto honrada por presenciar esse momento. R. Peixe nos deixou um legado e lamento por ele não estar mais entre nós, mas agora somos responsáveis por apresentá-lo para a nova geração e para os estudantes”, disse Helen, emocionada. 

Professora de Artes, Helen Ataíde

Ex-aluna do Cândido Portinari e agora professora do local, Natália Muniz, de 23 anos, contou da emoção que sentiu ao conhecer o novo prédio e também dos benefícios.

"Antes, quando o Centro funcionava em outro prédio, eu estudava em um local muito apertado e pequeno. Esse novo ambiente acolhedor é essencial para receber os alunos, pois uma estrutura eficiente os ajuda a produzir melhor e com mais amor”, destacou Natália.

Ex-aluna do Cândido Portinari e nova professora do local, Natália Muniz, de 23 anos

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!