Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIDADE URBANA

Comunidade do Quilombola do Rosa recebe compensações com obra de pavimentação do Ramal do Farinha Seca, em Macapá

Mais de 100 famílias receberam materiais esportivos, e terão ruas asfaltadas, igreja e campo de futebol reformados pelo Governo do Amapá.

Por Weverton Façanha
26/08/2024 08h10

As vias do Quilombo do Rosa também receberão meio-fio junto com a pavimentaçãoA comunidade quilombola do Rosa, em Macapá, está desfrutando da parceria com o Governo do Estado para a construção do Ramal do Farinha Seca. A obra de pavimentação asfáltica oferece mais qualidade no escoamento agrícola e segurança na mobilidade dos trabalhadores rurais. Entre as medidas compensatórias está a entrega de materiais esportivos para os moradores da região.

O acordo prevê ainda, as reformas do Centro Comunitário e da igreja, além da estrutura que será feita no campo de futebol da comunidade, que terá arquibancadas e cabine. Atualmente estão sendo realizados os serviços de terraplanagem, drenagem e em seguida pavimentação em um quilômetro de vias. As atividades compensatórias são coordenadas pela Fundação Estadual de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Fundação Marabaixo).

“Estamos atuando junto à comunidade para auxiliarmos em todas as ações assumidas pelo Governo do Estado, por meio das medidas compensatórias que foram definidas com os moradores. Neste momento, estamos avançando, mas algumas compensações já foram entregues e outras estamos realizando os serviços", pontuou a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos.

Comunidade já recebeu parte do material esportivo como bolas e uniformes

As medidas atendem mais de 100 famílias em toda extensão da comunidade, localizada na Zona Rural de Macapá. Com os avanços das obras de drenagem, terraplanagem e meio-fio, a localidade vai ganhando aspectos mais atraentes e melhorando a qualidade de locomoção dos moradores. 

“O trabalho nas vias vamos concluir nos próximos dias e em seguida teremos a pavimentação e certamente isso vai condicionar aos moradores a uma nova característica e ainda valoriza as residências”, declarou o secretário de Transporte (Setrap), Marcos Jucá.

Secretário de Transporte do Amapá, Marcos Jucá

Os trabalhos desenvolvidos dentro da comunidade envolvem diversas pastas da gestão estadual que incluem além das obras, também cursos e oficinais junto com atendimentos aos produtores, inseridos no Programa Amapá mais Produtivo, que irá fomentar a produção da agricultura familiar na região, com o cultivo do arranjo da mandiocultura. 

“Devido a construção e pavimentação do ramal, nós da comunidade solicitamos compensações e algumas já foram atendidas e outras ainda estão em andamento, mas tudo feito conforme ajustamos. Ressalto que somos a favor de todas essas obras que também trazem benefícios para nossa comunidade", disse a presidente da Associação dos Moradores do Quilombo do Rosa, Joelma Menezes.

Presidente da Associação dos Moradores do Quilombo do Rosa, Joelma Menezes, e diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos

Ramal do Farinha Seca

Atualmente, o tráfego de caminhões com produtos é feito por dentro da área quilombola do Curiaú, tornando o caminho mais longo. Com a obra concluída, esse tráfego será feito pelo ramal. São 10 quilômetros de extensão já asfaltados e em fase de acabamentos na interligação dos serviços de encaixe do Ramal Farinha Seca com a Rodovia AP-070, em Macapá. 

Quando finalizada, a via irá facilitar o escoamento da produção de alimentos e de grãos para todo o estado, além de geração de emprego e renda para a população, trará mais segurança e qualidade na mobilidade e trafegabilidade de veículos.

Obra do encaixa entre o ramal do Farinha Seca e AP-70, está com mais de 90% dos trabalhos concluídos

Atualmente ocorre os serviços de terraplanagem e drenagem dentro da comunidadeCampo de futebol ganhará estruturas de arquibancadas e cabineIgreja da comunidade será reformada pelo Governo do Estado

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!