Sem ocorrências graves, plano de segurança da 53ª Expofeira é aprovado por visitantes
Tecnologia, serviço de inteligência e efetivo de agentes altamente preparados garante tranquilidade ao público.
Monitoramento do Parque de Exposições conta com 11 câmeras 360 graus e 10 fixas para garantir a segurança dos visitantesCom um aparato tecnológico maior e mais moderno, o esquema de segurança para a 53ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, ofereceu tranquilidade para os visitantes sem nenhum registro de ocorrência grave durante a abertura da maior feira de negócios e entretenimento da Amazônia, na quinta-feira, 29.
No Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, foi instalado um sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial composto por 11 câmeras com movimento 360 graus e mais 10 fixas, além de drones para patrulhamento e controle de tráfego. Todas as informações são processadas no Centro Integrado de Comando e Controle da Segurança Pública, montado no local do evento.
Quem pôde sentir todo esse cuidado foi a família da professora Cândida Bacelar. Ela contou que conheceu vários lugares dentro da 53ª Expofeira e gostou de se sentir tranquila com a certeza de que, caso precisasse, seria rapidamente protegida.
Família Bacelar se sentiu segura no Parque de Exposições"Estamos transitando, vendo os estandes, as ruazinhas dentro da Expofeira, e fora também, a gente viu muitos policiais, carro de polícia e outras pessoas também que estão fazendo parte da segurança. Está tudo ótimo", destacou Cândida.
A filha da Cândida, a estudante Ana Beatriz Bacelar concordou com a mãe. Ela ressalta que a Expofeira está segura, preparada para receber todas as pessoas.
"Observei que as equipes de segurança pública estão bem distribuídas ao redor e dentro do parque da Expofeira e, nisso, a gente se sente mais seguro, porque quando vamos caminhando encontramos guardas, policiais, bombeiros. Dá para perceber que as famílias, assim como a nossa, no geral estão se sentindo seguras para vir aproveitar, tirar um tempinho para passear", afirmou a estudante.
Além das famílias que aproveitam cada espaço da 53ª Expofeira para passear e fazer bastante fotos, as amigas Raimunda Moraes e Daniele Sena ficaram admiradas com a quantidade de agentes de segurança e com a modernidade do serviço.
Raimunda Moraes e Daniele Sena também aprovaram a segurança do evento"Eu falei agora a pouco sobre a segurança do evento com a minha amiga. Eu disse: 'olha, aqui a gente pode andar seguro, porque, caso alguém queira arranjar briga, confusão, vai acabar rapidinho com tanto policiamento que estamos vendo aqui'. Ainda tem as câmeras, muito bom! A Expofeira está muito atrativa. Eu vim no ano passado e posso dizer que essa edição está ainda melhor", vibrou Raimunda.
Os equipamentos de videomonitoramento atuam com informações em tempo real que são repassadas, de imediato, aos agentes de segurança, a exemplo de possíveis infratores, foragidos da Justiça e apenados que usam tornozeleira eletrônica em horário fora do estabelecido pela Lei.
Secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, José Neto, acompanha de perto as rondas policiais na 53ª Expofeira"Fizemos um planejamento muito semelhante ao plano de segurança pública do ano passado, só que mais aprimorado. Uma das principais melhorias é no aparato tecnológico. A central de monitoramento está bem maior, dobramos o número de câmeras de alta resolução, com qualidade mais nítida para o reconhecimento facial nas entradas e no ambiente interno da Expofeira, o que nos ajuda no monitoramento das pessoas que estejam com alguma restrição, como tornozeleiras eletrônicas. As famílias podem vir com tranquilidade e retornar para casa com segurança. Fechamos o primeiro dia sem ocorrências graves", enfatizou o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, José Neto.
Em média, 515 integrantes das forças de segurança do Amapá atuam diariamente no eventoMais de 5 mil agentes das polícias Civil, Militar, Penal, Científica e do Corpo de Bombeiros atuam no evento, com média diária de 515 integrantes das forças de segurança, por dia no parque, com policiamento aéreo, a pé e veicular, atividades periciais, de socorro e resgate, além do serviço de inteligência.
Outra estratégia do esquema de segurança é o trabalho dos policiais que ficam a paisana entre os visitantes, acompanhando e observando a movimentação das pessoas, para que, em caso de qualquer tumulto, possam se antecipar a situações e acionar as equipes operacionais para agirem de forma eficiente.
Além das rondas policiais, a 53ª Expofeira conta com videomonitoramento por drones
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!