53ª Expofeira: combate à malária ganha reforço com veículos e equipamentos entregues pelo Governo do Estado
Foram repassadas 46 microscópios, 52 nobreaks, 13 computadores e oito lupas, além das motocicletas para os municípios.
Entre os equipamentos estão a entrega de 46 microscópiosO trabalho de combate à malária foi reforçado no Amapá. O Governo do Estado entregou durante a programação da 53ª Expofeira motocicletas e equipamentos fundamentais para intensificar as ações de combate à doença para os 16 municípios.
Foram repassadas 46 microscópios, 52 nobreaks, 13 computadores e oito lupas, além das motocicletas, que vão garantir a ampliação da capacidade de vigilância e o atendimento em áreas remotas e de difícil acesso.
Motocicletas ajudarão na locomoção das equipes em áreas de difícil acessoDe acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), Cássio Peterka, os municípios também ganham reforço para o trabalho de diagnóstico precoce e tratamento dos focos de malária.
"O que nós estamos fazendo hoje é uma atividade específica, não um programa de saúde generalizado. É voltado para o combate a malária", disse o superintendente.
Superintendente da SVS, Cássio Peterka
O evento contou com a presença do deputado federal, Dorinaldo Malafaia, que tem como bandeira de luta no mandato, a eliminação da malária no Brasil.
“Nós estamos lançando hoje, a partir de um esforço com o Governo do Amapá junto ao Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde, a Frente Parlamentar pela Eliminação da Malária, no Congresso Nacional, para que o estado seja o primeiro da região norte a eliminar a doença”, enfatizou Malafaia.
Deputado federal, Dorinaldo Malafaia
Os equipamentos foram adquiridos por meio do Ministério da Saúde. Santana, recebeu 4 microscópios, 4 nobreaks, 1 moto. A coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Tânia Costa, ressaltou que o material vai garantir a celeridade da eliminação da malária.
“Só temos a agradecer o Governo do Estado por esse empenho e dedicação em fortalecer os municípios no combate a malária. Santana tem focado neste trabalho e tão logo não teremos mais registros", disse Tania.
Coordenadora de Vigilância em Saúde de Santana, Tânia Costa
Tartarugalzinho recebeu 3 microscópios, 4 nobreaks, 1 moto, 1 computador e 1 lupa. A secretaria de Saúde do município mencionou os problemas de acesso às áreas rurais e o veículo recebido vai ajudar no trabalho.
“Essa parceria, trabalho conjunto com o Governo do Amapá, chega em boa hora para o nosso município. Já até fizemos um plano de trabalho já que temos agora esse reforço", ressaltou Lilia Abreu, secretaria de Saúde de Tartarugalzinho.Lilia Abreu, secretária de Saúde de Tartarugalzinho Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!