Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Governo do Amapá debate propostas para fortalecer o SUS em conferência de gestão do trabalho

Evento reuniu ao longo de três dias, cerca de 200 pessoas entre usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Jamile Moreira
06/09/2024 09h10

O evento conta com a participação de mais 200 pessoas Com o tema ‘Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que Faz o SUS Acontecer’, o Governo do Amapá promoveu a 4° Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, com a participação de mais 200 pessoas. 

Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pelo Conselho Estadual de Saúde, o evento, que iniciou na quarta-feira, 4, e seguiu até sexta-feira, 6, reuniu no auditório da Faculdade Ceap, usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) de todas as regiões do estado para discutir as propostas que serão apresentadas na Conferência Nacional de Saúde, prevista para este ano. 

O tema escolhido reforça o compromisso em promover uma saúde pública de qualidade, valorizando as pessoas que tornam o SUS uma realidade, sendo um marco para consolidar o diálogo entre gestores, técnicos e usuários, visando o aprimoramento das políticas públicas de saúde no estado. 

“Estamos ouvindo os profissionais e identificando as questões propostas, a ideia é fazer uma gestão orgânica do SUS no Amapá, dando direcionamentos para seguir na linha do diálogo. É preciso tratar sobre os eixos norteadores, qualificação dos profissionais, educação permanente e dialogar sobre a governança", destacou a secretária de Estado da Saúde, Débora Okabaiashi. 

Secretária de Estado da Saúde, Débora OkabaiashiO presidente do Conselho Estadual de Saúde, Otávio Eutíquio, ressaltou que conferências são espaços amplos e democráticos de construção coletiva.

“Para termos acesso a um atendimento digno e de qualidade, não podemos deixar de falar da valorização dos nossos trabalhadores. Isso impõe não apenas melhores condições de ofício e remuneração justa, mas oportunidades de desenvolvimento contínuo. A educação permanente é o instrumento poderoso para a transformação da prática profissional e para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde. A integração entre ensino e serviço, a promoção da pesquisa e a adaptação de tecnologias modernas são aspectos fundamentais para avançarmos na gestão do trabalho em saúde”, comentou Eutíquio. 

Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Otávio EutíquioRepresentando o Ministério da Saúde, a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Lívia Méllo, afirmou que a agenda no Amapá valoriza trabalhadores e estudantes da área. 

“O SUS só existe por causa dos trabalhadores e se falamos em ampliação de serviços, estamos falando necessariamente de trabalho e educação, porque quem faz esses serviços acontecerem são os profissionais que passaram por processos formativos e que continuam com necessidades de educação permanente para reorientar as práticas e atender as necessidades do SUS, esperamos construir juntos essa agenda tão importante que busca reorientar a formação dos futuros trabalhadores”, explicou Lívia.

Diretora do Departamento de Gestão da Educação, Lívia Méllo

Também participam da conferência, o conselheiro nacional de Saúde, Jacildo de Siqueira, a secretária de Saúde do município de Ferreira Gomes, Rosilene Almeida, representando o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, o promotor de Justiça, Wueber Penafort, e a superintendente do Ministério da Saúde no Amapá, Paula Carrera. 

Debates e propostas

Os debates foram divididos em três eixos. O primeiro é "Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde", o segundo aborda a temática "Trabalho Digno, Decente, Seguro, Humanizado, Equânime e Democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil".

Já o terceiro eixo é a "Educação para o Desenvolvimento do Trabalho na Produção da Saúde e do Cuidado das Pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde".

Evento reúne participantes dos 16 municípios do estado

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!