Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POTENCIAL TURÍSTICO

Governo do Amapá apresenta práticas sustentáveis de ecoturismo durante a 53ª Expofeira do Amapá

Representantes de instituições que promovem o turismo no Brasil conheceram um pouco do que já se desenvolve no estado.

Por Cristiane Nascimento
06/09/2024 19h46

Representantes de instituições que promovem o turismo no Brasil conheceram a APA da FazendinhaNa maior feira de negócios da Amazônia, a 53ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado apresenta particularidades amapaenses que incentivam práticas esportivas ligadas ao ecoturismo. Representantes de instituições que promovem o turismo no Brasil conheceram a Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha nesta sexta-feira, 6. A iniciativa integra o plano de gestão de fomentar o turismo com sustentabilidade social e econômica.

O ecoturismo é a mais relevante modalidade de turismo no Amapá, devido à sua localização na Amazônia e à presença de áreas protegidas. A biodiversidade e as paisagens naturais oferecem oportunidades para o desenvolvimento de atividades sustentáveis, como ressaltou o diretor de Planejamento da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Gabriel Flores.

“Toda essa natureza do Amapá, que é tão singular, favorece o desenvolvimento de diversas maneiras de praticar esporte em contato com o meio ambiente. E possibilita aprimorar nossas ações voltadas ao surgimento de estratégias alinhadas com o que vem sendo feito em outras capitais e internacionalmente. Estamos com essa representação nacional apresentando o que temos e compartilhando experiências”, destacou Flores.

Representantes de instituições que promovem o turismo no Brasil estão na 53ª Expofeira do AmapáHugo Castro, que é presidente da Rede Brasileira de Trilhas, que é uma associação sem fins lucrativos e atua para promover qualidade na recreação com as trilhas por meio de destinos mais sustentáveis, veio conhecer as potencialidades do Amapá para o ecoturismo.

“A gente está aqui no Amapá porque ele é um estado importantíssimo para nós, uma vez que a gente quer fazer a ligação com a Guiana e nossa maior trilha nacional, que vai do Oiapoque à barra do Chuí. Além de ainda  ser o mais preservado do país, que é um dos nossos pilares. Aqui já há uma política pública voltada para fortalecer as trilhas de longo curso, e nesse contexto da Expofeira, a gente quer promover as trilhas como essa ferramenta de turismo sustentável", afirmou Castro.

Presidente da Rede Brasileira de Trilhas, Hugo Castro

O coordenador do Observatório do Cicloturismo e integrante da Rede Brasileira de Observatório de Turismo, Luiz Saldanha, explicou o que define a atividade esportiva e a iniciativa voltada para consolidá-lo no Brasil.

“O cicloturismo na forma mais abrangente de tudo, vai desde usar bicicleta para fim de recreação, turismo e lazer, ou simplesmente seguir pedalando para conhecer lugares. E o Observatório do Cicloturismo veio justamente pela ausência de dados de articulações de forma institucional mais ampla nacionalmente para que pudesse ser discutido esse esporte de fato”, concluiu o coordenador.

Luiz Saldanha, coordenador do Observatório do Cicloturismo e integrante da Rede Brasileira de Observatório de Turismo

Ainda na Expofeira, haverá palestras sobre o tema para ampliar o debate que possibilita compartilhamento de saberes e surgimento de novas possibilidades.

“Participar da 53ª Expofeira a convite da Setur é importantíssimo para nós, por validar uma transposição de conhecimento para a política pública e para a inteligência de mercado. Há muito conhecimento guardado e, especialmente quando se trata do turismo. Nossa rede cumpre esse papel de partilhar um pouco dessa percepção e fortalecer essa cultura pela inteligência de dados para gestores públicos, profissionais e para a sociedade”, frisou o vice-presidente da Rede Brasileira de Observatório de Turismo, Hebert Salgado.Hebert Salgado, vice-presidente da Rede Brasileira de Observatório de Turismo

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700.

Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!