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DA BAHIA PARA O AMAPÁ

Depois de faturar R$ 25 mil no ano passado, vendedora de acarajé aposta na 53ª Expofeira do Amapá para dobrar lucro

Baiana Gleide Santos, de 50 anos, escolheu Macapá há 20 anos para empreender na gastronomia.

Por Redação
07/09/2024 00h20

Por Breno Pantoja

Gleide Santos quer dobrar o faturamento do ano passado, que foi de R$ 25 milA gastronomia da 53ª Expofeira do Amapá é destaque entre os visitantes do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Entre uma comida regional e um hamburguer, é possível encontrar o acarajé feito por uma legítima baiana. Gleide Santos mora há 20 anos no Amapá e é presença constante nos grandes eventos. Na edição do ano passado, ela faturou R$ 25 mil, e este ano, quer dobrar o lucro.

“Eu vendo comidas típicas da minha terra. Tem o acarajé, que é o original da Bahia, as cocadas, que também são tradicionais, e vendo outras comidas típicas daqui de Macapá, como vatapá e maniçoba para agradar todos os gostos", conta a empreendedora, orgulhosa pelo culinária que apresenta.

Acarajé da baiana é o prato típico que mais sai

Gleice sempre apostou na Expofeira. E mesmo sendo dias corridos, sabe que essa é uma oportunidade única de crescimento para os pequenos empreendedores, especialmente para quem quer investir no próprio negócio.

"Com o lucro que tenho, já investi na reforma da minha casa e no meu tabuleiro, que é o meu ganha-pão de todos os dias. Trabalhar na feira é um período de lucro significativo, que equivale uns três meses de vendas. No ano passado, durante toda a Expofeira, tive um faturamento de R$ 25 mil. E este ano, acredito que vou dobrar", garante a baiana.

Ao proporcionar um espaço onde pequenos empreendedores podem apresentar seus produtos a um grande público, o Governo do Estado contribui para o fortalecimento da economia regional e para a promoção da cultura local.

Variedade de cocadas também é uma especialidade da empreendedora

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.

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