Governo do Amapá e Conselho Estadual de Ciência debatem estratégias para promover fortalecimento do setor
Encontro foi realizado para planejar políticas públicas que poderão ser implementadas através da Lei Orçamentária Anual e do Plano Plurianual.
Governo do Amapá e Consecti debatem planejamento para fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação, no estado
O Governo do Amapá e o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) realizaram um debate na quarta-feira, 25, sobre estratégias e destinação de recursos, por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA), para promover o fortalecimento do setor no estado.
Durante o encontro, os conselheiros do Consecti apresentaram à Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), órgão responsável pela elaboração da LOA e do PPA, as principais carências, demandas, gargalos, potencialidades e obras, que o ecossistema tem como prioridade para que o Amapá desenvolva mais as áreas científica, tecnológica e inovadora.
Um dos projetos apresentados na reunião foi o Hub de Inovação do Amapá, que funcionará no antigo Macapá Hotel, na orla da capital amapaense, e contará com uma estrutura para promover a aceleração de startups de tecnologia, da bioeconomia, Institutos de Ciência e Tecnologia, além de envolver setores tradicionais da economia local.
“Com este trabalho de alinhamento junto à Seplan, a gente consegue traçar com maior clareza políticas públicas voltadas ao fortalecimento do ecossistema da ciência, tecnologia e inovação, do ponto de vista orçamentário, uma vez que a garantia de recurso indica a implementação das políticas planejadas”, pontuou o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do Amapá e presidente do Consecti, Edivan Andrade.
Secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do Amapá, Edivan Andrade
Para a Universidade do Estado do Amapá (Ueap), membro do conselho, o diálogo com a Seplan para tratar sobre orçamento é um ato de gestão inovador e importante para o desenvolvimento do Amapá.
“Eu nunca tinha me reunido antes para discutir orçamento com os órgãos vinculados às políticas de ciência e tecnologia, um trabalho que acredito ser o correto para que todos possam entender a realidade orçamentária de cada instituição e possam planejar ações que contribuam para o crescimento do estado”, destacou a reitora da Ueap, Kátia Paulinho.
Reitora da Ueap, Kátia Paulinho
Presente na reunião, o superintendente do Sistema de Cooperativas do Amapá, Michel Araújo, destacou que a realização de um planejamento orçamentário com as entidades do ecossistema é um avanço muito positivo, pois irá promover uma evolução tecnológica, científica e inovadora mais satisfatória para atender as demandas locais.
“Com este planejamento feito a várias mãos, poderemos garantir e destinar recursos para realizar ações e atividades que promovam o nosso desenvolvimento, o que irá beneficiar toda a sociedade amapaense”, ressaltou Araújo.
Superintendente do Sistema de Cooperativas do Amapá, Michel Araújo
O secretário do Planejamento do Amapá, Lucas Abraão, frisou que a maior aproximação com os conselhos de cada segmento do estado é um trabalho que vem sendo realizado há alguns meses para que os recursos estaduais sejam distribuídos de forma mais justa e eficaz.
“Esse contato é fundamental para que a Secretaria do Planejamento seja um canal aberto com todos os setores, buscando dar transparência ao orçamento do Governo do Estado. Com isso, a gente busca construir um modelo orçamentário que seja exemplo para o Brasil inteiro e mostrar que é possível atender todos os segmentos, se houver um planejamento correto. Neste momento, estamos propondo algo inovador, porque quanto mais isso acontecer, menos desperdícios teremos”, finalizou Abraão.
Secretário do Planejamento do Amapá, Lucas Abraão
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!