‘Vamos aperfeiçoar com sustentabilidade’, diz aluno sobre telhado de pneus na 12ª Feira de Ciências do Amapá
Com amigos, João Vitor Baia, de 18 anos, da Escola Estadual Maria Cristina Botelho Rodrigues, de Porto Grande, desenvolveu telhas feitas a partir de pneus e apresentou o projeto no evento.
Alunos expuseram telhado feito a partir de pneus na FeceapAlunos da Escola Estadual Maria Cristina Botelho Rodrigues, de Porto Grande, apresentaram um projeto de telhas sustentáveis feitas de pneus descartados na 12ª Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap). O evento, realizado pelo Governo do Estado na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá, encerrou na sexta-feira, 27.
João Vitor, de 18 anos e seus colegas Denilson Cavalcante, de 19 anos, e Andrey Luis, de 18 anos, desenvolveram o projeto como uma forma de pensar na sustentabilidade e atenuar o descarte inadequado de pneus na natureza.
“Nossa ideia partiu da análise feita do descarte de pneus. Queríamos resolver um problema do descarte inadequado e dar destino a estrutura de forma que fosse sustentável. Fizemos esse protótipo, cortamos os pneus em forma de placas que podem ser usadas como telhas, pregamos na estrutura de madeira, mas ainda vamos aperfeiçoar a ideia”, explicou João Vitor.
Idealizadores do projeto e o professor João PauloOrientados pelo professor João Paulo, os alunos irão aperfeiçoar a ideia por meio de pesquisas sobre as técnicas aplicáveis ao produto final. Um dos desafios é a interação da borracha com o calor amazônico, que esquenta o ambiente onde é aplicada.
“Precisamos aperfeiçoar a ideia, porque o pneu acaba aquecendo um pouquinho com o sol, mas diante das pesquisas nós achamos uma forma de resolver esse problema com a caixinha de leite, que tem uma película de alumínio por dentro, que no Nordeste já é utilizada em algumas casas para fazer o isolamento térmico”, pontuou o orientador.Tiras de pneus são cortadas em forma de telhado
Feceap
O evento é uma parceria das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e Ciência e Tecnologia (Setec), e coordenado pelo Centro de Atividades em Altas Habilidades e Superdotação.
O objetivo da feira é incentivar a pesquisa e a ciência na educação básica, além de promover o protagonismo estudantil, a socialização e estimular a criatividade.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!