Forças de segurança do Amapá reforçam policiamento no conjunto habitacional Macapaba
Policiamento a pé e aéreo ocorreu nesta terça-feira, 1º de outubro, após denúncias sobre coação para votos em candidatos indicados por facção criminosa. Região abriga mais de 35 mil pessoas.
Ação nesta terça-feira, 1º de outubro, foi resposta imediata da Segurança Pública para reprimir crimes eleitoraisAgentes da Polícia Militar, Grupo Tático Aéreo (GTA) e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), estiveram no conjunto habitacional Macapaba, na Zona Norte de Macapá, nesta terça-feira, 1º de outubro, após receberem denúncias anônimas de possível coação dos moradores para votar em candidatos indicados por uma facção criminosa.
Diante das informações, seguindo a política do Governo do Amapá de combate aos grupos criminosos, o policiamento foi reforçado no habitacional que abriga mais de 35 mil pessoas, com rondas a pé e aérea, reprimindo a tentativa de crime eleitoral e garantindo o livre exercício da democracia.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Marko Scaliso, afirmou que a defesa pela paz e segurança no pleito eleitoral nos conjuntos habitacionais e em todos os municípios estão assegurados. De acordo com Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 571.248 eleitores estão aptos a votar no estado.
"Todas as forças de segurança pública, principalmente a Polícia Militar, estarão no Macapaba e nos outros residenciais da capital, fazendo o policiamento reforçado, para coibir qualquer tipo de ameaça aos moradores e para que as eleições ocorram na maior normalidade possível", enfatizou o secretário.
Durante a ação no residencial, equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinf) realizaram um trabalho de pintura, cobrindo pichações com frases ameaçadoras e menções às facções criminosas.
Equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura realizaram pintura em paredes pichadas com frases ameaçadoras
Combate às facções
No final de 2022, o estado vivenciava um momento acentuado da violência, com confrontos entre grupos criminosos rivais pelo controle do tráfico de drogas. O trabalho focado em estratégias operacionais, aliado à inteligência das forças de segurança, implementados no início de 2023, vem apresentando resultados significativos na preservação de vidas e no combate às facções criminosas. A queda gradual dos crimes violentos no Amapá, com destaque para a redução de -33% em 2024, indicam uma atuação assertiva da integração das polícias.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!