Amapá em obra: Governo do Estado realiza testes de resistência das fundações do novo HE, em Macapá
Avaliações periódicas do concreto são parte do controle tecnológico dos serviços executados, para garantir a segurança da construção e permitir o avanço para próximas etapas.
Controle de resistência do concreto é feito por testes em laboratório para garantir segurança e durabilidade da construçãoPara garantir que as fundações do novo Hospital de Emergências de Macapá sejam seguras, o Governo do Amapá realiza testes periódicos de resistência do concreto aplicado de um único dia, na segunda-feira, 7, no núcleo rígido da construção. As avaliações fazem parte do controle tecnológico dos serviços e materiais utilizados na obra.
Os testes serão realizados três vezes durante o processo de cura do bloco. As atividades são coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) que acompanha o desenvolvimento das ações criteriosamente, para que o projeto siga todas as normas da legislação e garanta segurança e durabilidade da construção, que iniciará pelas colunas e piso.
"Nós estamos atuando de maneira organizada e dentro da legalidade. Concluímos uma etapa muito importante, a concretagem das fundações, e agora iniciamos de fato a supraestrutura, mas não sem antes realizarmos esses testes que comprovam e validam a resistência do concreto que utilizamos, para que a base suporte todo o peso do prédio”, explica o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.
Testes serão realizados três vezes a cada sete dias, para confirmar a resistência do concreto que sustentará o novo HEO controle da qualidade e da resistência do concreto usinado é feito por meio de testes em laboratório. Em cada uma das três análises, é feita a retirada de corpos de prova, que são porções do concreto. O material extraído é rompido em intervalos de 7, 14 e, por fim, de 28 dias. Após esse período, é possível afirmar por meio de avaliação precisa se o concreto está na resistência adequada.
"Engenheira civil, Carla MantovaniAs averiguações são realizadas por duas equipes, uma da própria empresa que fornece o concreto e outra do laboratório contratado para fazer esse controle específico. Esse procedimento é previsto em norma, que deve ser seguida por toda construção brasileira", detalhou a engenheira civil Carla Mantovani, que faz parte da equipe responsável pela obra.
As etapas de supressão vegetal, terraplenagem, perfuração e sondagem já foram realizadas. Na segunda-feira, o governador Clécio Luís acompanhou a aplicação única do concreto usinado que interliga as 125 fundações do novo HE. Após esse processo, as frentes de trabalho atuarão na edificação dos pavimentos térreos e demais áreas superiores.
Novo Hospital de Emergências
Construído em uma área de 15 mil metros quadrados, o novo Hospital de Emergências Oswaldo Cruz, em Macapá, terá 212 leitos e ampliará o atendimento à saúde da população após 50 anos. A unidade hospitalar contará com seis salas no Centro Cirúrgico de multiespecialidades, Central de Diagnóstico por Imagem, serviços de diálises, apoio técnico, área administrativa e heliponto.
O novo HE é uma das propostas do Plano de Governo que pontua a saúde pública como prioridade imediata, absoluta e inegociável da atual gestão. A obra conta com recursos articulados pelo senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Tesouro Estadual. A área foi cedida pelo Exército Brasileiro, também por articulação do parlamentar.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!