'A assessoria do Governo do Estado e do FNDE é um grande avanço na educação dos municípios', diz professora de Vitória do Jari
Ana Cristina Lima tirou dúvidas com a equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e recebeu orientação sobre retomada de obras.
Professora Ana Cristina Lima é técnica do município de Vitória do JariPromovendo o fortalecimento da educação por todo o Amapá, o Governo do Estado e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) levaram assessoramento técnico aos profissionais do município de Vitória do Jari, no extremo Sul do Amapá.
A iniciativa é parte do programa "FNDE Chegando Junto", lançado em março no Amapá. A parceria orienta e faz monitoramento presencial junto aos gestores escolares, visando melhorias na prestação de contas e liberação de recursos federais do caixa escolar, assessoramento pedagógico e retomada de obras.
A professora Ana Cristina Lima é técnica do município de Vitória do Jari, e integra a equipe do Plano de Ações Articuladas. Ela conta que o município tem três obras que precisam de assistência.
"Temos três obras precisando de retomada e reordenamento da parte documental para liberação de novos recursos. Esse serviço é um grande avanço na educação dos municípios e ficamos muito felizes em ter esse atendimento aqui, na nossa casa", ressaltou Ana.
'FNDE Chegando Junto' leva orientação e atendimento individual para gestores das escolas estaduais e municipais
A programação orientou os gestores em pautas relacionadas à educação, como a assistência ao Plano de Ações Articuladas, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), retomada das obras inacabadas e o cumprimento das condicionalidades do Valor Anual por Aluno Resultados.
O programa representa uma importante iniciativa do Governo Federal, que busca oferecer assistência técnica por meio de palestras e atendimento individualizado aos técnicos e gestores estaduais e municipais de educação. O processo objetiva o fortalecimento da gestão descentralizada e aprimora o monitoramento da prestação de contas.
Benefício para as escolas
O Amapá é o primeiro estado do Brasil a receber o projeto, que é fruto de articulações da Secretaria de Estado da Educação (Seed) com o FNDE. As capacitações começaram em março e seguem até o mês de novembro de 2024, com momentos específicos para cada programa federal.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!