'Nos sentimos valorizados e reconhecidos', diz produtor sobre ações de fortalecimento do Governo do Amapá na agricultura familiar
Sebastião Oliveira, de 58 anos, celebrou o Dia da Agricultura, comemorado nesta quinta-feira, 17, comercializando alimentos orgânicos na Feira do Buritizal.
Agricultor Sebastião Oliveira, de 58 anosCom políticas de desenvolvimento da agricultura familiar pelo Governo do Amapá, o produtor rural do Mini Polo da Fazendinha, Sebastião Oliveira, de 58 anos, celebrou o Dia da Agricultura, comemorado nesta quinta-feira, 17, comercializando na Feira do Produtor, no bairro Buritizal. Ele trabalha com a venda de verduras e frutas desde os anos 80, quando fez um curso profissionalizante no Colégio Amapaense.
Nos últimos anos, o agricultor tomou uma decisão importante: passou a cultivar apenas alimentos orgânicos, sem o uso de agrotóxicos. Ele destacou que essa escolha não apenas garante mais qualidade e saúde para os consumidores, mas também valoriza sua produção no mercado local, além da importância de ações como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e os editais de fomento do Governo do Estado.
"O agronegócio está em crescimento aqui no Amapá, e esses programas de incentivo garatem força para continuar na agricultura familiar, nos sentimos valorizados e reconhecidos. Com a Merenda Escolar comprando uma boa parte da nossa produção de hortaliças, consigo garantir o sustento da minha família e manter meu negócio em pé. Isso faz toda a diferença para nós, pequenos produtores", afirmou o agricultor.
Medidas do Governo do Estado garantem valorização do produtor local
Outro destaque da feira é a produtora de macaxeira Maria Dalcila, de 52 anos, que mantém a tradição de sua família de agricultores, residentes em Itaubal do Piririm. Ela, assim como Oliveira, valoriza o apoio dos programas de incentivo à agricultura familiar, que garantem mercado para seus produtos e uma fonte de renda segura.
"Venho de uma família que sempre viveu da terra, e, com a ajuda desses programas, consigo continuar o trabalho que meus pais faziam. A feira é uma oportunidade de vender diretamente para as pessoas, o que fortalece a nossa renda e valoriza o nosso esforço", afirmou Dalcila.
Produtora rural Maria Dalcila, de 52 anos
O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), Rafael Martins, também comentou sobre o impacto positivo dos programas voltados para o fortalecimento da agricultura familiar no Amapá. Ele ressaltou que essas políticas públicas têm transformado a vida de muitas famílias que vivem da agricultura, promovendo não apenas o crescimento econômico, mas também a sustentabilidade e a valorização da produção local.
“O desenvolvimento do setor rural é visível, e muito disso se deve aos programas que incentivam a produção local, como o ‘Amapá Mais Produtivo’ e o ‘Amapá Cacau’. Esses projetos dão suporte técnico e financeiro aos pequenos produtores, o que garante mais competitividade e qualidade nos produtos que chegam às feiras e mercados", destacou o secretário.
Dia da Agricultura é comemorado nesta quinta-feira, 17
Confira os dias e horários de funcionamento das feiras:
- Feira do Buritizal
Dias e horário: todas as terças e quintas-feiras, das 6h às 19h30; - Feira do Jardim I
Dias e horário: todas terças e quintas-feiras, das 6h às 18h; - Feira de Santana
Dia e horário: todas as segundas-feiras, das 6h às 20h.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!