Governo do Amapá intensifica ações para melhorar cobertura vacinal contra poliomielite em Oiapoque
SVS fará monitoramento e investigação de pacientes, intensificação da imunização contra a paralisia infantil e estudo sobre a circulação do vírus.
Ações vão intensificar vacinação e controle do vírus em OiapoqueO Governo do Amapá reforça a partir desta segunda-feira, 21, ações para aumentar a cobertura vacinal contra a poliomielite no município de Oiapoque, a 590 quilômetros da capital, Macapá. A estratégia busca detectar e prevenir precocemente a reintrodução do poliovírus no estado.
A ação se divide em quatro frentes, intensificação da vacinação em crianças menores de 5 anos de idade, verificação dos prontuários da rede hospitalar desde janeiro deste ano, coleta de material para análises de circulação viral na população e estruturação da vigilância ambiental em amostras de águas residuais dos rios da região.
As medidas serão coordenadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), com o apoio do Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e implementadas em parceria com o Município.
O superintendente da SVS, Cássio Peterka, pontuou que através do monitoramento constante, é possível identificar pontos para fortalecimento e direcionar esforços técnicos.
“É um compromisso do Governo do Estado garantir a proteção e saúde da população. Serão onze dias de ação em que prestaremos toda a assistência e informação aos moradores”, disse o gestor.
Paralisia Flácida Aguda
A Paralisia Flácida Aguda (PFA) é uma síndrome que se caracteriza por uma paralisia súbita e assimétrica nos membros superiores ou inferiores, podendo ou não afetar a sensibilidade, e pode ter diversas causas, como poliomielite, diabetes, alcoolismo, Síndrome de Guillain Barré, tumores medulares miopatias e traumatismos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!