Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO DO ARTESANATO

Governo do Amapá homenageia artesãos profissionais e mestres da terceira idade em Macapá

Cerimônia realizada nesta terça-feira, 29, celebrou o trabalho dos artistas ao som de Marabaixo e música ao vivo na Casa do Artesão, na orla da capital.

Por João Clésio
29/10/2024 16h26

Certificados foram entregues para 73 artesãos de Macapá, Santana e MazagãoO Governo do Estado entregou nesta terça-feira, 29, certificados de Destaque Cultural e Mérito Cultural a 73 artesãos profissionais, mestres artesãos e trabalhador manual com mais de 60 anos. A homenagem busca reconhecer em vida o trabalho desenvolvido na transmissão de saberes e fazeres culturais e no fortalecimento do artesanato e da cultura popular no Amapá. 

A iniciativa foi promovida pelo Conselho Estadual de Política Cultural, com o apoio das Secretarias de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e da Cultura (Secult). Foram certificados artesãos de Macapá, Santana e Mazagão, com média de quatro décadas de profissão.

Rosinete Ana da Costa exibe o certificado com orgulho Uma das homenageadas foi a artesã Rosinete Ana da Costa. Aos 61 anos, 40 dedicados ao artesanato, ela recebeu com muito orgulho a homenagem. A artesã trabalha atualmente com a produção de bonecas de Marabaixo com o uso de materiais recicláveis e fibras.

“É motivo de muita alegria e gratidão ver o meu trabalho reconhecido. De parabéns o Governo do Estado e todas as pessoas envolvidas no evento”, pontuou a artesã.

A mestra artesã, Rosângela Nascimento Costa, do Quilombo de Artes Tapuia, no bairro do Coração, em Macapá, também foi homenageada e destacou o significado do momento.

“Tenho 63 anos de vida. Aprendi a trabalhar com artesanato desde os meus 7 anos. É uma longa trajetória e todo esse conhecimento eu compartilho com outras mulheres para que possam mudar de vida, ter uma renda. Ter esse reconhecimento tem um significado muito especial. É a coroação de toda uma dedicação ao artesanato”, destacou Rosângela.

Busca ativa

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e o Conselho Estadual de Política Cultural irão iniciar uma busca ativa nos municípios para identificar artesãos com carteira nacional vencida e atualizar, além de cadastrar novos artesãos para a emissão do documento, junto ao Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).

Rosângela Nascimento, mestra artesã, foi uma das homenageadas pelo Governo do Amapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!