Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Profissionais da saúde debatem prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis no Amapá

Treinamento oferecido pelo Governo do Estado reúne médicos, enfermeiros, técnicos e profissionais da atenção básica dos municípios.

Por Mônica Silva
31/10/2024 14h23

Atualização dos profissionais de saúde sobre os protocolos é fundamental para o enfrentamento da sífilis no AmapáAtualização dos profissionais de saúde sobre os protocolos é fundamental para o enfrentamento da sífilis no AmapáO Governo do Amapá está promovendo nesta quinta-feira, 31, uma capacitação de atualização em prevenção, diagnóstico, tratamento e notificação da sífilis para profissionais que atuam na Atenção Básica da Saúde e maternidades dos municípios.

O treinamento, coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), acontece no auditório da instituição em Macapá e reforça a importância do diagnóstico da sífilis em mulheres grávidas para a redução da transmissão vertical, evitando a disseminação da doença.

"A qualidade da assistência prestada nos serviços de saúde e o diagnóstico precoce são as principais estratégias para a redução dos casos de sífilis. As medidas de controle de transmissão da doença constituem-se na adoção de políticas de prevenção, por isso estamos debatendo o assunto", explicou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

Enfermeiro Florinaldo Carreteiro, especialista em IISTsEnfermeiro Florinaldo Carreteiro, especialista em IISTsA palestra foi ministrada pelo enfermeiro Florinaldo Carreteiro, especialista em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

"A sífilis é uma doença muito sensível à atenção primária, pois é onde se faz o diagnóstico e tratamento. Dessa forma, com um simples teste rápido nos postos e unidades de saúde já é possível iniciar esse diagnóstico e tratamento. A sífilis tem cura e seu tratamento é simples", pontuou o especialista.

A atualização para os profissionais de saúde sobre os protocolos é fundamental para o enfrentamento da doença, que vem crescendo no estado. Segundo dados da SVS, entre os anos de 2019 a setembro de 2024, o Amapá registrou 1.007 casos de sífilis adquirida ou congênita e registrou no mesmo período 2. 970 casos de sífilis gestacional. 

Médica Maribel SantosMédica Maribel SantosParticipante da oficina, a médica Maribel Santos, que atua no Hospital da Mulher Mãe Luzia e na Maternidade Bem Nascer, ressaltou a importância de momentos como esse de capacitação oferecida pelo Governo do Estado.

"Essa oficina é um modelo válido e implantado pela gestão de muita importância para a educação continuada dos médicos e enfermeiros. Estamos conseguindo conscientizar as mulheres e seus companheiros a procurar a unidade para fazer essa prevenção e tratamento da doença", destacou a médica.

Sobre a doença

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema Pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

A sífilis pode ser adquirida ou congênita. Quando é adquirida, é transmitida de uma pessoa para a outra durante a relação sexual sem preservativo ou por transfusão de sangue. Já a transmissão congênita acontece da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto. Por isso, é importante que a mulher realize o exame pré-natal e, caso seja confirmado o diagnóstico, inicie o tratamento de acordo com a orientação do médico.

Oficina mostra a importância do diagnóstico da sífilis em mulheres grávidasOficina mostra a importância do diagnóstico da sífilis em mulheres grávidas

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde