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AÇÃO HUMANITÁRIA

Famílias do Bailique recebem alimentos, água e atendimento de saúde em ação emergencial do Governo do Amapá

Força-tarefa do Estado levou serviços neste domingo, 3, para as comunidades ao Norte do distrito de Macapá, que enfrentam salinização e estiagem.

Por Alexandra Flexa
03/11/2024 14h21

Moradores relatam problemas de pele, vômito, dores abdominais, diarreia e infecção urinária O Governo do Estado atendeu neste domingo, 3, às famílias da região Norte do arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, que residem nas comunidades mais afetadas pela forte estiagem e salinização dos rios. A ação emergencial é voltada para os moradores de 34 comunidades e inclui distribuição de água, alimentos e atendimentos de saúde e assistência social.

No amanhecer do dia, mães e pais de família já se organizavam em busca dos serviços na base montada na comunidade de Arraiol. A moradora de Marrequinha, Renilde Batista da Silva, de 24 anos, levou a pequena Celena, de 9 meses, para receber atendimento. Ela conta que a falta de água potável prejudica, sobretudo, a saúde das pessoas.

Renilde Batista da Silva, 24 anos, e a pequena Celena, de 9 meses"Essa ação do governo trouxe um alívio muito grande para nós, principalmente para quem tem crianças, pois muitos têm alergia a água salgada. A seca e a salinização acabam com as plantações e a gente perde porque não tem como descer com a produção para vender, e ainda ficamos sem alimentos. Então, para nós, esse apoio é muito importante", declarou Renilde.

A ação visa amenizar as dificuldades das pessoas que sofrem os impactos da estiagem que prejudicam as plantações, a pesca e a agricultura, que são as principais fontes de renda da região.

Ação emergencial cadastra moradores para receber água e alimentosAlém da distribuição de água potável, as equipes de governo fazem o acolhimento com atendimento humanizado para cerca de mil pessoas com serviços de saúde e entrega de 250 kits de alimentos e 250 galões de água mineral de 20 litros.

Atendimentos seguem até terça-feira, 5"Diante das dificuldades enfrentadas, a distribuição dos kits de mantimentos e água é uma medida do Governo do Estado para minimizar os impactos e garantir a segurança alimentar das famílias. Concluindo essa ação de emergência, uma macro ação está sendo organizada para atender todas as comunidades ainda este mês", explicou a secretária adjunta de Estado da Assistência Social, Rozana Duarte.

Ações imediatas

Famílias receberam kits de alimentosDurante a ação humanitária, adultos, crianças e idosos, receberam os serviços de saúde tais como aferição de pressão, testes de glicemia, pesagem, consulta com clínico geral e distribuição de remédios e hipoclorito.

Nos casos em que há necessidade, os pacientes receitados já recebem aplicação de medicamentos e os que precisam de cuidados especializados, são encaminhados de acordo para o hospital. A moradora Iranete Pinheiro Maciel, mãe da pequena Quelren, de 2 anos, buscou as consultas médicas para ela e a filha. 

"Aproveitei para me consultar junto com minha filha, a água salgada prejudica muito a nossa saúde com aparecimento de doenças de pele e outros casos. Fui bem atendida e recebi toda e medicação. Que continue mais ações como esta", ressaltou Iranete.

Famílias sabem já com as medicações receitas pelo médicoO clínico geral, Danillo Bozzo, explica que devido a salinização da água, muitas impurezas ocasionam problemas de saúde.

"Muitas pessoas acabam tendo problemas de doenças provocadas pela salinização que contamina a água doce com impurezas. Os problemas mais relatados são infecção na pele, vômito, dores abdominais, diarreia e infecção urinária. Após as consultas, todos os pacientes receberam medicamentos e encaminhamentos para tratamento", detalhou o médico.

Após as entregas de mantimentos e água mineral feitas na comunidade do Arraiol para os moradores da região Norte, a frente de trabalho chega a outra base, dessa vez na Vila Progresso para concluir a distribuição de água potável.

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