'Nos traz um alívio muito grande', diz moradora da comunidade do Sucuriju ao receber assistência do Governo do Estado
Vânia Ramos faz parte de uma das 100 famílias atendidas durante período de forte estiagem, além da salinização das águas dos rios no município de Amapá.
Moradora da Vila do Sucuriju, Vânia Ramos, foi uma das beneficiadas com a açãoO Governo do Amapá realizou no sábado, 9, uma ação para entregar 115 kits de alimentos, 2,3 mil litros de água mineral e 120 mil litros de água potável para mais de 100 famílias da comunidade do Sucuriju, no município de Amapá.
Entre as beneficiadas, está a moradora do local Vânia Ramos, que sofre com a forte estiagem e a salinização das águas dos rios e igarapés da região. Ela comentou que o fenômeno traz muitos problemas para as comunidades da região durante este período.
“Essa assistência, com alimentos e água, nos traz um alívio muito grande, pois, aqui em nossa comunidade, a água é salgada e dependemos das chuvas, que ainda não começaram a cair e o que tínhamos guardado já acabou. Então, tudo chega para o nosso benefício é bem-vindo”, agradeceu Vânia.
Mais de 100 famílias foram beneficiadas com as entregas na comunidade de Sucuriju
Outra pessoa que sofre com o período da falta de chuvas e recebeu assistência foi a pescadora e mãe de três filhos, Idalina Castro.
“Aqui, todos nós enfrentamos muitas dificuldades, principalmente neste período, onde as chuvas são mais fracas e cada vez mais escassas. Necessitamos muito dessa ajuda, que felizmente chegou em um bom momento. Agradeço todos que se mobilizaram para nos trazer água e comida”, finalizou Idalina.
Pescadora Idalina Castro, recebeu assistência com alimentação e água para a família
Força-tarefa
A ação humanitária é coordenada pela Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social (Seas) e Companhia de Água e Esgoto (Caesa). Para levar todos os materiais, o Governo do Amapá enviou cerca de 30 servidores, entre militares e civis, para realizar a operação. Durante o período de salinização dos rios, famílias do distrito do Bailique também estão recebendo ajuda humanitária.
“O acesso às comunidades do Bailique e essa região do Sucuriju necessitam de uma logística grande. É um desafio, mas o empenho da equipe fez com que as missões fossem realizadas de maneira satisfatória”, destacou o capitão do Corpo de Bombeiros e um dos coordenadores da ação, Jason Santana.
Capitão Jason Santana (centro) atualizando a logística do desembarque do material
Vila do Sucuriju
Situada na Foz do rio Amazonas, na costa do Amapá, a comunidade tem registros recorrentes de desabastecimento no segundo semestre de cada ano em virtude do fenômeno de salinização dos rios e a seca, pois com a falta de chuvas a população não consegue coletar e armazenar água potável. A salinização é um fenômeno natural que ocorre quando o oceano avança sobre rios de água doce, deixando o recurso natural impróprio para o consumo humano.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!