Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CELEBRAÇÃO DA CULTURA NEGRA

Desfile de moda afro encanta o público na quarta noite do 29º Encontro dos Tambores

Modelos mostraram peças de marcas que usam temas afro-amapaenses no evento apoiado pelo Governo do Estado.

Por Gabriel Penha
18/11/2024 11h30

Evento é realizado no Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos, com apoio do Governo do EstadoA moda afro tomou conta do anfiteatro do Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos em Macapá, durante a quarta noite do 29º Encontro dos Tambores, evento apoiado pelo Governo do Estado. O desfile coletivo, realizado no domingo, 17, pelo projeto Modamazon, é uma parceria do Sebrae Amapá e da Afro Fashion Amapá.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Na passarela, os modelos apresentaram criações de diversas marcas afro-amapaenses, com tendências que refletem nossas raízes e ancestralidade. A coleção intitulada “Força Negra” trouxe texturas e cores pensadas para o público negro, direcionadas pelo estilista Drico Peixoto e pela modelo Mirrety Leite.

Entre as modelos, a Mais Bela Negra, Lorrany Mendes, de 20 anos, participou do desfile com homens e mulheres para mostrar as peças que são resultado de trabalho da criação de mãos habilidosas.

Lorrany Mendes, a Mais Bela Negra, foi uma das modelos do projeto Modamazon“Este ano, além da parte cultural, trouxemos esse desfile de moda afro para o Encontro dos Tambores, como forma de mostrar a força das marcas que apostam no tema afro. Aqui está a força e a beleza da criação da moda afro-amapaense”, pontuou a coordenadora geral da União dos Negros do Amapá (UNA), Cristina Almeida.

O público aprovou e aplaudiu. Das arquibancadas, a estudante Glória Lima, de 19 anos, celebrou o evento e gostou do potencial criativo apresentado no desfile.

“Gostei do que vi. São marcas amapaenses, que temos que valorizar”, enfatizou a jovem.

29º Encontro dos Tambores

Com o tema “No Meio do Mundo com os Tambores de Todo o Mundo”, o evento é realizado pela União dos Negros do Amapá (UNA), com apoio da Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Para celebrar o Mês da Consciência Negra, a programação tem como objetivo celebrar a ancestralidade e a cultura afro-amapaenses, além de promover a reflexão e o debate sobre temas como racismo e luta pela igualdade racial.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!