Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA NA ESCOLA

Governo do Estado realiza 1ª Mostra Científica-Cultural sobre biomas na Escola Estadual Lucimar Castillo, em Macapá

Programação segue até este sábado, 23, e incentiva cenário de pesquisa nacional e internacional por meio de palestras, exposições e oficinas.

Por Marcio Bezerra
22/11/2024 18h20

Mais de 30 trabalhos científicos estão em exposiçãoAlunos da Escola Estadual Professor Lucimar Amoras Del Castillo, em Macapá, participam da 1ª Mostra Científica-Cultural, organizada pelo Governo do Estado e que explora os biomas brasileiros, a diversidade, os saberes e as tecnologias sociais. A programação segue até sábado, 23, no prédio da instituição.

Coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), a mostra oferece atividades variadas, como palestras, exposições, concurso literário, minicursos, oficinas, gincanas e manifestações culturais. Todas as ações são voltadas à popularização da ciência e ao incentivo do pensamento crítico e científico desde a educação básica.

“Esse evento procura popularizar a ciência dentro da educação básica, destacando o trabalho dos nossos professores e alunos. É também uma oportunidade importante para debater os biomas brasileiros, um tema de relevância mundial”, relata o professor de ciências e um dos coordenadores da Mostra, Eliel Barbosa.

Professor de ciências e um dos coordenadores do evento, Eliel Barbosa

A unidade funciona em tempo integral e atende aproximadamente 217 educandos. Mais de 30 trabalhos científicos estão em exposição, realizados pelos estudantes da escola, com a participação de alunos de outras instituições, e entre eles, está o projeto sobre a castanha-do-pará desenvolvido pelas alunas Raquel Soares e Ana Gabriela, do 1º ano do ensino médio.

“A castanha-do-pará é comercializada e vendida no Brasil, além de ser exportada para outros países. Da árvore, que é nativa da Amazônia, podemos extrair óleo vegetal e para o corpo, além de produzir creme, shampoo, manteiga e até farofa”, explica Ana Gabriela.

Projeto desenvolvido pelas alunas Raquel Soares e Ana Gabriela, do 1º ano do ensino médio

A aluna Raquel Soares também fala sobre os benefícios nutricionais do alimento, abordando a iniciativa que fomenta a pesquisa científica.

“Comer três castanhas pode substituir um bife de carne. Elas são ótimas para a saúde, ajudam na prevenção de doenças cardíacas, diabetes e têm propriedades anti-inflamatórias. Esse momento é incrível para descobrirmos novos talentos e paixões", afirma a estudante.

Também se apresentaram alunos de outras instituições

A professora e também coordenadora da Mostra Científica-Cultural, Paula Silva, reforça a importância da celebração que fomenta o aprendizado dos estudantes.

“A popularização da ciência na educação básica é urgente, especialmente na Amazônia. Este projeto é uma forma de inspirar nossos estudantes a se tornarem grandes pesquisadores e profissionais, mostrando que a ciência é acessível e possível”, enfatiza Paula.

Professora e uma das coordenadoras da Mostra Científica-Cultural, Paula Silva

1ª Mostra Científica-Cultural

O evento iniciou na quinta-feira, 21. Os três dias de imersão científica são promovidos pelo Governo do Estado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência e Tecnologia. A mostra integra a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e reflete os esforços da gestão estadual em fortalecer a ciência nas escolas públicas do Amapá.

Além disso, o evento conta com o apoio da Embrapa, do Bioparque da Amazônia e da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que colaboraram com exposições e atividades interativas, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!