Com apoio do Governo do Estado, delegação amapaense recebe passagens para disputar as Paralimpíadas Escolares 2024
Competição inicia na terça-feira, 26, e vai até o dia 29. A iniciativa é idealizada e realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
Ao todo, foram entregues 76 passagens para a delegação amapaenseO Governo do Amapá entregou 76 passagens aéreas para a delegação de estudantes-atletas que representarão o estado nas Paralimpíadas Escolares 2024, em São Paulo. O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reunirá atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal para competir em diversas modalidades.
Os jovens amapaenses disputarão provas de tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, bocha-paralímpica, natação, atletismo e parabadminton. A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, destacou a importância do apoio governamental ao esporte como ferramenta educacional.
“Acreditamos no esporte como um poderoso aliado no processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes. Então, é com grande satisfação que, mais uma vez, investimos na participação do Amapá em eventos nacionais. Desejamos uma boa viagem e ficaremos na torcida por estes estudantes que já são vitoriosos”, ressaltou Sandra.
Secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro
Os atletas foram selecionados nas etapas estaduais realizadas em junho, no Estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão, em Macapá. A delegação viajará acompanhada por profissionais das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e de Desporto e Lazer (Sedel), que oferecem suporte técnico e logístico.
“As Paralimpíadas Escolares são uma oportunidade única para nossos jovens. Não se trata apenas de competir, mas de vivenciar momentos que contribuem para o desenvolvimento humano e a inclusão social. Estou confiante de que o Amapá será bem representado, e esses estudantes já são um exemplo de superação para todos nós”, afirmou o coordenador paralímpico da Sedel, Rodrigo Ikegami.
Coordenador paralímpico da Sedel, Rodrigo Ikegami
Entre os integrantes da delegação está Marcus Boaz, de 13 anos, que participará pela segunda vez das Paralimpíadas Escolares na modalidade parabadminton. O jovem atleta já carrega no currículo experiências em competições nacionais e está determinado a trazer bons resultados para o estado.
“É uma honra representar o Amapá novamente. Tenho treinado muito e quero dar o meu melhor na competição. Sei que posso ir ainda mais longe este ano. O esporte me trouxe muitos amigos, disciplina e a chance de mostrar que podemos superar qualquer desafio”, declarou o estudante-atleta.
Paralímpiadas Escolares
A primeira edição das Paralimpíadas Escolares aconteceu em 2009 e foi considerada um dos maiores eventos de desporto para crianças e adolescentes em idade escolar.
No Amapá, são selecionados atletas nas modalidades bocha e atletismo, divididos em grupos conforme o grau de deficiência, que vão representar o estado na etapa nacional, de 25 a 30 de novembro, em São Paulo (SP). O Amapá já participa da competição há 12 anos consecutivos.
A competição proporciona oportunidades para atletas com habilidades excepcionais, destacando a importância da inclusão e do reconhecimento das capacidades além das limitações físicas. O evento também reforça valores de igualdade e superação, inspirando a sociedade a valorizar a diversidade e a promover o respeito às habilidades individuais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!