No Dia do Fonoaudiólogo, Creap destaca importância da saúde auditiva na reabilitação de pacientes
Especialidade vem ganhando espaço e contribuindo para melhor qualidade de vida dos pacientes que recebem o acompanhamento especializado.
Paciente durante atendimento com fonoaudiólogo do CreapUma das principais unidades especializadas em saúde do Governo do Estado, o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), em Macapá, oferece mais de 20 serviços voltados para a recuperação de vítimas de traumas físicos e mentais. Entre eles, destaca-se o trabalho da fonoaudiologia, uma especialidade que integra a equipe multidisciplinar da unidade, composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, ortopedistas e neurologistas.
"Hoje, a fonoaudiologia está presente em diversas áreas, como a hospitalar, educacional e reabilitação. Aqui no Creap, atuamos tanto na saúde auditiva quanto na reabilitação física, atendendo casos de autismo, atraso no desenvolvimento e paralisia cerebral. Trabalhamos para adequar fala, deglutição e voz, o que torna a fonoaudiologia um dos pilares do nosso serviço", destacou Gláucia Freire, gerente da Clínica de Saúde Auditiva do Creap.
Gláucia Freire, gerente da Clínica de Saúde Auditiva do Creap
A atuação fonoaudiológica abrange a prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de alterações na deglutição, fala, voz, linguagem oral e escrita, frequentemente associadas a doenças neurológicas.
Com uma equipe de 13 fonoaudiólogos, o Centro realiza atendimentos que melhoram significativamente a qualidade de vida dos pacientes.
Clara Lau de Azevedo, 92 anos, paciente do Creap"Estou muito feliz porque aqui no Creap recebi o aparelho para o meu ouvido. Agora posso ouvir novamente, isso faz grande diferença em minha vida. Agradeço a Deus e às meninas da Clínica", destacou a paciente Clara Lau de Azevedo, de 92 anos.
Avanços na área
O Dia do Fonoaudiólogo é celebrado nesta segunda-feira, 9 de dezembro. A data foi instituída em 1981 com a regulamentação da profissão no Brasil e homenageia os profissionais que se dedicam ao estudo, prevenção e cuidado de distúrbios relacionados à linguagem humana, abrangendo audição, fala e escrita.
"A fonoaudiologia tem avançado bastante desde a regulamentação da profissão em 1981. Antes, era associada apenas a questões de voz e audição, mas hoje atua em diversas áreas, ganhando destaque na reabilitação e na qualidade de vida dos pacientes. Parabenizo todos os profissionais que fazem a diferença na vida de tantas pessoas", concluiu Gláucia Freire.
Inscrição nos serviços do Creap
Para se inscrever nos serviços oferecidos pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), os interessados devem enviar pelo WhatsApp: (96) 98421-7469, as fotos dos seguintes documentos:
- RG (frente e verso)
- CPF
- Cartão do SUS
- Comprovante de endereço atual
- Encaminhamento médico com data de emissão de até 90 dias, preferencialmente emitido pelo SUS, contendo o CID e/ou diagnóstico médico
- Dois números de telefone ativos
A documentação é essencial para garantir o atendimento e a inclusão nos serviços oferecidos pelo Creap.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!