Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CLIMA

Governo do Amapá orienta sobre cuidados durante início de período de fortes chuvas e ventos

Revisão de telhados, cuidado com o descarte de lixo e evitar sair de casa durante temporais são algumas das medidas preventivas.

Por Mikhael Santos
09/12/2024 15h01

Modelos apontam que as chuvas no mês de dezembro ficarão dentro da média ou acima da médiaCom a chegada de dezembro, o Amapá inicia oficialmente o seu período chuvoso, caracterizado por fortes ventos e precipitações intensas. Diante desse cenário, o Governo do Estado alerta a população sobre a importância de adotar medidas preventivas para minimizar os riscos e garantir a segurança durante a temporada.

Entre as principais orientações, estão a revisão de telhados e estruturas expostas aos ventos, o cuidado com o descarte correto de lixo para evitar o entupimento de bueiros e evitar sair de casa durante temporais. Além disso, é fundamental que as famílias identifiquem áreas de risco em seus bairros, como regiões suscetíveis a alagamentos e deslizamentos de terra.

“A população deve estar atenta às condições climáticas e colaborar com as ações preventivas. Pequenas atitudes podem evitar grandes transtornos. Em caso de emergência, é importante acionar imediatamente os órgãos competentes”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil, Coronel Laurindo.

Governo do Estado alerta a população sobre riscos durante período de chuvas

Os modelos meteorológicos e climáticos apontam que as chuvas no mês de dezembro ficarão dentro da média ou acima dela. Segundo o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), as áreas Centro-leste do estado devem concentrar os maiores volumes de chuva, variando entre 160 e 200 mm. Já nas regiões Sul, Oeste e Norte, os acumulados serão menos intensos, com estimativas entre 130 e 160 mm.

“Essa é uma época que requer maior atenção da população e do poder público. Os índices previstos indicam uma forte concentração de chuvas em áreas específicas, o que pode aumentar o risco de enchentes e outros eventos climáticos extremos,” destaca o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena.

Atenção e cautela são essenciais para evitar situações adversas

Fique atento:

  • Evite permanecer em praças e em ambientes arborizados durante, ou logo após ventos fortes e chuva;
  • Evite estacionar veículos embaixo de árvores, especialmente as de grande porte, que oferecem maior risco;
  • Se observar alguma árvore que esteja aparentemente tombando, ou com uma inclinação acentuada, com galhos secos ou quebrados, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros;
  • Nunca tente cortar ou retirar a árvore por conta própria, pois pode haver cabos de energia em meio a vegetação, com risco de choque elétrico;
  • Em casa, durante fenômenos, desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, pois há o risco de quedas e descargas elétricas.

Caso necessário, solicite ajuda nos seguintes números:

  • 193 - Corpo de Bombeiros do Amapá;
  • 190 - Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!