‘Natal Seguro’: operação do Ipem-AP fiscaliza luminárias e brinquedos em estabelecimentos comerciais de Macapá
Ação segue até 12 de dezembro para reforçar orientações de segurança e regular o mercado para os consumidores.
Operação ’Natal Seguro’ fiscalizou 10 estabelecimentos de Macapá, com foco em brinquedos, bicicletas e luminárias natalinasEquipes do Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem-AP), percorrem as ruas de Macapá desde o início de dezembro para realizar a operação 'Natal Seguro’. A ação, que já fiscalizou 10 lojas no centro comercial, segue até esta quinta-feira, 12, para regular o mercado para os consumidores.
A iniciativa foca na fiscalização de produtos específicos como bicicletas, brinquedos infantis e luminárias natalinas, para garantir a segurança e a qualidade dos produtos vendidos à população, além de orientar as empresas a cumprirem com as normas vigentes na legislação.
Segundo o chefe da operação e gerente de Núcleo da Gestão da Qualidade do Ipem-AP, José Simon, nos estabelecimentos visitados até o momento não foram encontradas irregularidades.
“Recomendamos que o consumidor procure sempre comprar produtos no mercado formal onde a procedência pode ser confirmada. Também é importante checar se o objeto tem o selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), porque ele mostra que o produto passou por avaliação antes de ser comercializado, tais como testes de laboratórios”, orientou Simon.
Equipes verificam se produtos atendem a legislação brasileira e se possuem selos de qualidade
Cuidado com as luminárias de natal
Durante as vendas de fim de ano, quando a tradição das decorações natalinas são reforçadas, é importante se atentar ao produto comprado. Nesse contexto, os fiscais do Ipem-AP também analisam as luminárias para verificar informações obrigatórias, como padrão brasileiro de plugues e tomadas.
Os técnicos alertam que muitos desses produtos entram no Brasil de forma fraudulenta e as especificações das normas nacionais, que podem prejudicar causar riscos de incêndio na casa do consumidor.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!