Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA AMAPAENSE

'Jeito Tucuju': show da cantora Patrícia Bastos encerra programação de debates nos ‘Encontros Amazônicos Pré-COP30’

Apresentação no Museu Sacaca celebrou diversidade cultural da região. Evento segue nesta sexta-feira, 13, com atividades imersivas em pontos turísticos.

Por Alexandra Flexa
13/12/2024 14h40

Patrícia Bastos encantou público nos ″Encontros Amazônicos Pré-COP30″A programação de debates dos “Encontros Amazônicos Pré-COP30” foi encerrada na quinta-feira, 12, com um show da cantora Patrícia Bastos no Museu Sacaca, em Macapá. A artista expressou em versos e músicas o melhor da cultura amapaense e a diversidade por meio de povos tradicionais, quilombolas e indígenas.

Durante a apresentação, batuques e músicas que descrevem a vida na Amazônia, como "Jeito Tucuju", encantaram o público e celebraram a diversidade cultural da região.

Público vibrou com 'Jeito Tucuju'“Me sinto privilegiada em fazer parte desse momento tão importante para o povo amapaense. É um sonho para todo nortista amazônida representar o seu estado por meio da música, e hoje me sinto realizada em poder contar um pouco da nossa história em poesias e canções”, declarou Patrícia Bastos.

Coordenadora da delegação da Guiana Francesa, Samanta Barbosa Maia ressaltou a emoção ao ouvir pela primeira vez a letra “quem nunca viu o Amazonas, nunca irá entender a vida de um povo”, composta por Joãozinho Gomes e Val Milhomem.

“Me senti surpresa e emocionada com o talento de descrever na letra todo o contexto da Amazônia, porque não é só música, é a história de um povo interpretada por uma cantora maravilhosa", afirmou Samanta.

Coordenadora da delegação da Guiana Francesa, Samanta Barbosa

Encontros Amazônicos Pré-COP30

Com o tema “Novas Alianças pela Amazônia”, a programação reúne representantes extrativistas, sociedade civil e delegações da França, Colômbia, Suriname e do território da Guiana Francesa.

Neta sexta-feira, 13, acontece o encerramento do evento com processos imersivos no Museu Sacaca, Casa do Artesão, Fortaleza de São José de Macapá e Monumento Marco Zero.

Além do Governo do Estado, lideram e apoiam o evento o Centro Regional para a Cooperação em Educação Superior na América Latina e Caribe (Creces), Sebrae, Parque Científico e Tecnológico Solimões, Flacso Brasil, Corporación educativa Indoamérica, Red de Escuelas Y Facultades de Arquitectura Latinoamericana, CorpoAmazônia, Universidad Metropolitana, Universidade de São Caetano do Sul, Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (Cirat), FYGP, Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Cnodes), Conselho Nacional dos Direitos Humanos e Norwegian Agency For Exchange Cooperation (Norec).

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!