'Eu estudei, busquei isso e alcancei', diz cuidador aprovado na 3ª turma do concurso da educação do Governo do Amapá
Aos 26 anos, Enzo Vinícius acredita na educação como ferramenta de transformação; ele é um dos 541 convocados pelo governador Clécio Luís.
Enzo Rodrigues é um dos 541 convocados na terceira chamada do concurso público da educação do Governo do AmapáPassar em um concurso público é uma vitória para muitas pessoas. É o caso de Enzo Vinícius de Souza Rodrigues, de 26 anos, um dos 541 profissionais convocados na terceira chamada do concurso público da educação do Governo do Amapá. Ansioso para a nomeação na quinta-feira, 19, ele conta que a aprovação representa uma conquista pessoal e familiar, fruto de muito esforço e dedicação aos estudos.
"Eu estudei, busquei isso e alcancei. Dos 9 filhos da minha família, 7 são concursados. Foi tudo através da educação. Eu me vejo como a terceira geração, mudando a minha vida através de um concurso público e me tornando servidor", conta Enzo, que foi aprovado como cuidador, e classificado como professor no certame.
Enzo foi criado pelos avós, agricultores e pescadores Maria Nadir e Luís Ferreira, que também foram servidores públicos, o que possibilitou que pudessem ajudar todos os netos a se dedicarem exclusivamente aos estudos.
"Eu sempre acreditei na educação. Como diz Paulo Freire, a educação não muda o mundo, ela muda as pessoas, e as pessoas mudam o mundo. Quero contribuir ajudando e transformando outras pessoas por meio da educação, porque ela abre portas e cria um futuro melhor", reforçou o jovem.
O mais novo servidor público quer atuar na cidade natal, o município de Cutias do AraguariA rotina de estudos não foi fácil. Enzo ingressou no Instituto Federal do Amapá (Ifap) em 2020, em meio à pandemia, que trouxe muitos desafios. Determinado, ele compensava os períodos perdidos estudando dentro da própria instituição, em média quatro horas por dia.
"Eu me aprofundei na área da educação especial. Identifiquei o que um cuidador fazia, o que um professor fazia. Isso me ajudou muito na prova. Passei por perdas, como o falecimento da minha tia, mas segui firme", lembrou.
Com planos de atuar em sua terra natal, Cutias do Araguari, o jovem pretende aplicar as pesquisas que desenvolveu como estudante para fazer a diferença e ser um agente de mudança na comunidade.
"Minha expectativa é voltar à minha origem e contribuir com a educação de forma assertiva, criando projetos e levando oportunidades para o meu povo. A gente sabe das dores que já vivemos lá, e eu quero fazer a diferença", disse Rodrigues.
Enzo Rodrigues conta que estudava 4 horas por dia até passar no concurso da educaçãoPara os jovens que, assim como Enzo Rodrigues, buscam uma aprovação em concursos ou lutam por melhores oportunidades e estabilidade financeira, o mais novo servidor público deixa um recado importante: “Acreditem na educação. Ela transforma vidas, principalmente de quem vem de origem humilde. Quem acredita, sempre alcança".
Concurso da educação
O concurso da educação aconteceu em 2022, e contou com vagas para professores da educação básica e profissional, pedagogos, cuidadores e intérpretes de Libras. A primeira turma de servidores foi nomeada em janeiro de 2024, com 545 profissionais, com a segunda chamada acontecendo em abril do mesmo ano, para outros 523 servidores.
A terceira e última chamada aconteceu em maio, com mais 541 educadores. Juntando as três turmas, já foram convocados mais de 1,7 mil profissionais. A última vez que mil profissionais da educação foram nomeados pelo Governo do Amapá foi em 2012, há mais de 10 anos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!