Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVOS SERVIDORES

‘Estou aqui graças ao ensino público’, afirma pedagoga aprovada na 3ª turma do concurso da educação do Governo do Amapá

Francideise Almeida, de 35 anos, é uma das 482 profissionais que serão nomeadas pelo governador Clécio Luís nesta quinta-feira, 19.

Por Léo Nilo
19/12/2024 09h58

Francideise Almeida é uma das profissionais que serão nomeadas na quinta-feira, 19A rede estadual de ensino está em contagem regressiva para receber os 482 profissionais que compõem a 3ª turma de aprovados no concurso da educação convocada pelo governador Clécio Luís. A pedagoga Francideise Almeida, de 35 anos, é uma dessas servidoras, e conta emocionada como a relação com a família e com as escolas públicas foi decisiva para a aprovação dela. A nomeação dos novos educadores acontece nesta quinta-feira, 19. 

“Minha família veio de Gurupá, no Pará, em busca de melhores condições de estudo aqui em Santana. Estudei na Escola Joanira Del Castilo, depois na Escola Augusto Antunes, as duas públicas, e passei na universidade federal logo depois. Então hoje, estou aqui graças ao ensino público”, explica Francideise.

Francideise e a mãe, Maria ZuleideAlém de agradecer à rede estadual de educação, a pedagoga também revela a inspiração que veio de dentro de casa, graças à mãe, que sempre incentivou a participação dos filhos em concursos públicos.

“Lembro desse dia até hoje. Era uma quinta-feira e saiu na Difusora que o Governo do Amapá tinha lançado o concurso da educação. Na mesma hora a minha mãe me chamou e disse que eu ia passar. Ela me apoiou em todo o processo, inclusive cuidou da minha filha várias vezes enquanto eu estudava”, relata Francideise.

Maria Zuleide, de 70 anos, apoiou a filha nos estudos para o concursoA mãe da pedagoga, Maria Zuleide, de 70 anos, conta que, dos dez filhos, oito já foram aprovados em concursos públicos. “Eu não tive a oportunidade de estudar, mas sempre incentivei isso neles. Tudo o que conquistamos hoje é graças à educação”, conta a mãe, emocionada.

A filha da profissional, Ana Ivian, também foi uma inspiraçãoOutra inspiração para Francideise foi a filha, Ana Ivian, de 13 anos, que está no Espectro Autista e estuda na Escola Estadual Joanira Del Castilo. De acordo com a profissional, ver a forma que a filha é cuidada na escola a fez admirar ainda mais o ofício.

“Por eu ter uma criança com deficiência em casa, sei das dificuldades que enfrentamos e a importância da escola nesse processo. A Ana mudou a minha vida, então hoje, a minha vontade é poder atender os filhos de outros pais tão bem quanto a minha é atendida na escola”, explica a servidora.

Francideise Almeida será nomeada nesta quinta-feira, 19, como pedagoga do Estado

Concurso da educação

O concurso da educação aconteceu em 2022, e contou com vagas para professores da educação básica e profissional, pedagogos, cuidadores e intérpretes de Libras. A primeira turma de servidores foi nomeada em janeiro de 2024, com 545 profissionais, com a segunda chamada acontecendo em abril do mesmo ano, para outros 523 servidores.

A terceira e última chamada aconteceu em maio, com mais 541 educadores. Juntando as três turmas, já foram convocados mais de 1,7 mil profissionais. A última vez que mil profissionais da educação foram nomeados pelo Governo do Amapá foi em 2012, há mais de 10 anos.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!