Conselho Estadual da Mulher celebra 20 anos de atuação com apoio do Governo do Amapá
Colegiado tem como função acompanhar, fiscalizar e monitorar, principalmente as políticas públicas femininas.
Conselheiras celebram 20 anos de atuação no AmapáAs representantes da sociedade civil e poder público que integram o Conselho Estadual da Mulher (Cedimap) celebraram 20 anos de atuação. A programação, que contou com o apoio do Governo do Amapá, aconteceu na quinta-feira, 19, na sede do Sindicato dos Bancários, em Macapá.
A conselheira do Cedimap, Sandra Cardoso, de 66 anos, conta que há 28 anos luta pela causa feminina. Ela é uma das responsáveis pela fundação do conselho no estado e ressaltou o orgulho de fazer parte dessa conquista para as mulheres amapaenses.
Sandra Cardoso fundadora do Cedimap"É o sentimento de dever cumprido, na participação na história do Amapá, nas políticas públicas voltadas às mulheres, como também a responsabilidade que nós temos em contribuir, principalmente, por ser a fundadora juntamente com outras conselheiras e companheiras. E que venham outras mulheres com esse objetivo de contribuir para monitorar as políticas pública", ressaltou Sandra.
Para a conselheira, além das atividades desenvolvidas ao longo dos anos, o Cedimap está em busca de duas grandes conquistas: a aprovação do fundo para políticas de estado na questão do monitoramento e a aquisição de uma sede própria.
Momento reuniu representantes do colegiadoO colegiado é composto por 32 membros, entre titulares e suplentes, sendo 16 representantes da sociedade civil e 16 representantes do poder público. Entre os desafios permanentes está a luta pelo fim do feminicídio e o avanço na inclusão econômica das mulheres, para romper o ciclo de violência.
“Esse momento é para celebrar a luta e a resistências das mulheres por direito, justiça e igualdade. Vivemos em uma sociedade patriarcal, racista, machista e misógina que produz profunda violência contra as mulheres, uma violência letal contra os corpos das mulheres, além das múltiplas formas de violência nas relações afetivas até ambientes institucionais”, pontuou a presidente do Conselho, Alzira Nogueira.
Presidente do Conselho Estadual da Mulher, Alzira NogueiraA secretária de Políticas para Mulheres, Adriana Ramos, falou como conselheira do Cedimap, do compromisso da atual gestão do Governo do Amapá com o trabalho desenvolvido pelo Conselho.
Secretária de Política para Mulheres e conselheira, Adriana Ramos“Nós trabalhamos em conjunto, somos parceiras. Estou como conselheira também, então nosso compromisso é alinhado com o plano de gestão do governador Clécio Luís. Ele trouxe esse fortalecimento para o Cedimap, para qualificar e dar voz para essas mulheres, que por muito tempo passaram a não ser ouvidas”, ressaltou a secretária.
O Cedimap tem como atribuições acompanhar, fiscalizar e monitorar, principalmente as políticas públicas femininas.
“É um momento muito especial está presente nesse aniversário e reunir todas essas mulheres, eu já perdi as contas de quantas crianças ajudei a trazer ao mundo, porque antigamente a gente não registrava", lembrou Emília Belo Lobato, de 78 anos, do segmento de parteiras tradicionais de Mazagão.
Emília Belo Lobato parteira em Mazagão
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!