Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO CULTURAL

‘Ensinamos a sociedade a tocar e cantar marabaixo’, diz participante do Banzeiro durante projeto Tambores do Meio do Mundo

Iraguany Ricardo é um dos coordenadores do grupo 'Banzeiro do Brilho-de-Fogo', que se apresentou na programação apoiada pelo Governo do Amapá.

Por Bianck Bastos
21/12/2024 09h40

Iraguany Ricardo integra o grupo ’Banzeiro do Brilho-de-Fogo’O Largo dos Inocentes, reduto cultural de Macapá, recebeu mais uma edição do "Tambores do Meio do Mundo", evento promovido pelo grupo Senzalas com o apoio do Governo do Amapá. A programação ocorreu na noite de sexta-feira, 20, e contou com o cortejo do Banzeiro do Brilho-de-Fogo.

O grupo, que participa há 11 anos de eventos culturais, não deixou o público parado. O som das caixas de batuque tocadas por homens e mulheres de todas as idades, é um convite para dançar marabaixo. Iraguany Ricardo, de 58 anos, é um dos coordenadores do Banzeiro e aproveitou para envidenciar a importância da programação para a cultura nortista amapaense.

"O Banzeiro Brilho-de-Fogo trouxe para esta noite uma oficina e uma pequena apresentação do nosso cortejo, onde a gente ensina a sociedade a aprender a tocar e cantar o marabaixo. É uma satisfação sermos convidados pelos Senzalas, porque esse é um projeto que busca justamente a valorização do tambor e do batuque aqui no nosso estado", ressaltou Ricardo.

Marabaixeiras encantaram o público com as saias rodadasDurante a apresentação de Val Milhomem, Joãozinho Gomes e Amadeu Cavalcante, que formam o grupo Senzalas, convidados como Negro de Nós, Maju Vilhena e Arthur Sabioia também subiram ao palco.

O evento, que dá espaço para novos artistas se apresentarem, também é uma forma de aproximar a população e disseminar as riquezas das canções culturais do Amapá. Sol Pelaes, de 61 anos, mostrou alegria por participar de mais um ano do movimento.

Participante do evento, Sol Pelas“Vim super embalada por esse evento que eu acho maravilhoso, porque tem gente da nossa cidade, artistas da nossa região que já tem uma história e que vieram abrilhantar essa noite. Dancei marabaixo, toquei tambor, apesar de ter errado muito, mas o importante é que a gente se diverte nessa organização que o Governo do Estado nos propõe”, declarou Sol.

As próximas edições dos Tambores do Meio do Mundo serão nos dias 27 de dezembro e 10 e 24 de janeiro de 2025, sempre no Largo dos Inocentes, espaço conhecido como 'Formigueiro', atrás da Igreja de São José, no Centro de Macapá.

A programação conta com o fomento da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e apoio do senador Randolf Rodrigues. A atividade integra a iniciativa 'Arte nas Ruas', da Associação Artística Cultural Ói Nóiz Akí.Grupo os Senzalas com Val Milhomen, Amadeu Cavalcante e  Joãozinho GomesCantora Silmara da banda Negro de NósArtista Maju Vilhena, dona de uma voz marcante encantou o público presenteCrianças e adultos se encantaram com o Banzeiro Brilho de FogoGrupo de marabaixo durante o Tambores do Meio do Mundo

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!