Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMOÇÃO

'Apoio familiar é fundamental na vida do agente de segurança', declara governador Clécio Luís ao promover oficiais e praças da Polícia Militar

Cerimônia aconteceu na segunda-feira, 23, no Comando Geral da PM. Na ocasião, gestor também assinou a lei de promoção à graduação de cabo.

Por Marcelle Corrêa
24/12/2024 15h10

Polícia Militar do Amapá contabiliza 930 ascensões na carreira em menos de dois anos de gestão do governador Clécio LuísPolícia Militar do Amapá contabiliza 930 ascensões na carreira em menos de dois anos de gestão do governador Clécio LuísAo oficializar a promoção de 96 oficiais e praças da Polícia Militar do Amapá (PM-AP), o governador Clécio Luís exaltou o protagonismo familiar na carreira dos agentes da segurança pública, que oferecem apoio incondicional e compreensão em desafios e superações. A cerimônia aconteceu na segunda-feira, 23, no Comando Geral da PM.

Governador Clécio Luís durante a cerimônia de promoção de oficiais da PMGovernador Clécio Luís durante a cerimônia de promoção de oficiais da PM“A família acaba se envolvendo muito na rotina do profissional. Esse agente acaba levando para casa uma parte dos ensinamentos, da postura e doutrina adquiridas na PM, e isso inspira. Pelo tipo de atividade e ofício que eles praticam, a família sabe que as corporações da Segurança Pública trabalham com o enfrentamento ao crime. Por isso, saúdo todos os familiares que apoiam os nossos servidores”, ressaltou o governador Clécio Luís.

Na ocasião, Clécio Luís também assinou a lei de promoção à graduação de cabo nas corporações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (CBM-AP). A legislação visa garantir que os soldados tenham acesso à promoção para cabo após quatro anos de serviço, sem a necessidade de concurso ou curso de formação. 

Um dos promovidos foi o major Ruan Maciel, que desde criança admirou o pai, o tenente aposentado José Costa. Ele destacou que sempre viu na figura paterna um herói fardado na proteção dos amapaenses.

Ruan Maciel e o pai, José CostaRuan Maciel e o pai, José Costa“É com muita alegria que recebo a promoção ao lado do meu pai. Estar com ele aqui, que sempre foi minha inspiração, é gratificante e me faz perceber as raízes que ele deixou na PM com uma história de muito trabalho e dedicação. Hoje, também tenho um filho e percebo nele a mesma alegria e orgulho em me ver chegando após mais um dia trabalho por uma sociedade melhor”, disse Maciel.

O tenente aposentado e pai de Ruan, José Costa, contou que entrou para a PM do Amapá em 1991, e que a doutrina militar foi aplicada em casa. Em tom de descontração, relata que chama os filhos por números, igual como são chamados os soldados durante a preparação e cursos. Com sete progênitos, ele se orgulha de ter plantado a semente na vida profissional do filho mais velho.

“É uma emoção boa voltar à PM após quatro anos que entrei para reserva e, ainda mais gratificante, vir prestigiar a promoção do meu garoto, o 01. A Polícia Militar é uma família que me orgulha fazer parte, assim como o meu filho”, afirmou José.

Governador Clécio enalteceu a importância da família na vida dos militaresGovernador Clécio enalteceu a importância da família na vida dos militares

Com lágrimas nos olhos, envolvida em um abraço maternal, a capitã promovida Waldenice Nogueira relembra a trajetória e o apoio da família, principalmente do pai, falecido há 3 anos, que sempre a incentivou e a viu entrar na PM. 

Capitã promovida, Waldenice NogueiraCapitã promovida, Waldenice Nogueira“É uma realização estar sendo promovida a capitã e sinto muita falta do meu pai, que sonhou com essa ascensão na minha carreira. Mas eu tenho certeza que para ele, onde estiver, e para minha mãe, eu sou um grande orgulho para toda a minha família. É uma honra trabalhar na segurança pública do Amapá e poder transformar a vida de toda a população”, disse Waldenice.

A mãe da militar, Dolores dos Santos, de 72 anos, conta que ver a filha de farda e servindo ao Amapá era um desejo grande do marido.

“O pai dela a amava muito, e era o sonho dele que ela fosse policial militar. Hoje, ela tá sentindo a falta dele, a emoção é grande. A minha alegria e a dele (pai da militar) é ver nossa filha sendo vitoriosa. Porque é uma luta muito grande, mas ela está aqui, graças a Deus”, frisou Dolores, emocionada.

Durante a solenidade, também houve a entrega da medalha do mérito tenente “José Alves Pessoa” e da medalha do mérito “Forte São José”, para personalidades civis e militares em homenagem e reconhecimentos de gratidão pelos relevantes serviços prestados à instituição e à sociedade civil.

Emoção da capitã Waldenice Nogueira e a mãe, Dolores NogueiraEmoção da capitã Waldenice Nogueira e a mãe, Dolores Nogueira

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!