Governo do Amapá recebe aporte de mais 181 novos servidores da transposição
São 4,7 mil trabalhadores integrados ao quadro da União desde o início da atual gestão. Destes, 1.346 estão à disposição do Estado.
Governo do Amapá recebe 181 novos servidores da transposição Para seguir o compromisso de geração de emprego, renda e otimização dos serviços prestados à população, o Governo do Amapá recebeu nesta segunda-feira, 30, mais 181 novos servidores do ex-Território integrados ao quadro Federal. O efetivo vai atuar em 35 secretarias e demais órgãos da administração pública do Estado. A cerimônia de entrega das portarias aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Setentrião.
Desde o início da transposição, o aporte de novos servidores já soma um total de 4,7 mil trabalhadores amapaenses integrados ao quadro da União, sendo 1.346 colocados à disposição do serviço público estadual. O avanço é resultado de articulações entre os Governos do Estado e Federal, que tem priorizado o processo, além de incentivar a economia com novas oportunidades de emprego.
O governador do Amapá, Clécio Luís, enfatizou o esforço conjunto e o trabalho do senador Randolfe Rodrigues, que garantiu o reconhecimento dos direitos dos trabalhadores que agora voltam ao mercado de trabalho no serviço público.
Governador do Amapá, Clécio Luís, deu boas-vindas aos novos servidores“Sejam muito bem-vindos e se sintam bem recebidos. Nós queremos aproveitar a experiência e vivência de vocês, para que se sintam bem quando entrarem nas instituições ou em qualquer órgão. Desejamos que todos sejam felizes e ativos trabalhando conosco, e que nos ajudem a desenvolver ainda mais o Amapá, pois é disso que precisamos", ressaltou Clécio Luís.
Só em 2024, foram enquadrados 1.661 profissionais na folha de pagamento do Governo Federal, e esta é a 5ª edição de entrega de portarias dos servidores oriundos do processo de transposição que passam a trabalhar nas instituições estaduais, contribuindo efetivamente para melhora na prestação do serviço público. A integração dos trabalhadores no quadro da União movimenta a economia e promove dignidade, pois cerca de 20% dos servidores estavam sem emprego.
A Secretaria de Estado de Assuntos da Transposição (Seat), tem atuado de forma efetiva e direta junto à comissão especial em Brasília para conferir celeridade aos trâmites dos processos dos trabalhadores.
Secretária de Estado de Assuntos da Transposição, Anne Marques“A maioria desses servidores da transposição, são pessoas que estão retornando ao serviço público. Então, são novos trabalhadores e mais mão de obra qualificada, que vão contribuir significativamente com a prestação do serviço ofertado à população. Além disso, gera economia para o Governo do Estado, uma vez que, a remuneração passa para a folha de pagamento do Governo Federal. Então, esse momento é de grande alegria para todos com a geração de mais emprego e renda para que essas famílias tenham mais qualidade de vida, possibilitando a realização de muitos sonhos através da transposição”, frisou a secretária da Seat, Anne Marques.
O senador Randolfe Rodrigues, relator das Emendas Constitucionais n.º 79 e 98, que garantiram a transposição, deu boas-vindas a todos os novos servidores e ressaltou que a ferramenta impulsiona a geração de emprego.
"Só neste ano de 2024, já são mais de 1.400 servidores da transposição. Se colocarmos como salário médio R$ 6 mil, vamos ter por ano 100 milhões de reais na nossa economia, e são esses números, somados às ações lideradas pelo governador Clécio Luís, que tem gerado record de emprego no estado do Amapá. Sejam todos bem-vindos!", celebrou o senador.
Senador Randolfe Rodrigues ao lado do governador Clécio Luís
Retornando ao serviço público, Manuel Maria da Conceição, de 55 anos, que em 1993 trabalhou como enfermeiro, passou pela iniciativa privada como vigilante e agora foi integrado pela transposição ao quadro funcional da União como agente de portaria. Emocionado, ele falou da felicidade ao ver que a espera valeu a pena.
“Foram muitos anos aguardando esse momento, na época do Território trabalhei como enfermeiro, depois saí e trabalhei por anos como vigilante, mas há três anos perdi uma das pernas e fiquei sem trabalhar. Então, hoje é um dia de muita felicidade para todas estas pessoas que assim como eu, tiveram esse reconhecimento e a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho com dignidade”, declarou o novo agente de portaria da Escola Estadual Estér Virgolino.
Servidor Manuel da Conceição celebra o novo trabalho como agente de portaria
Efetivos
Para as respectivas atuações, os novos servidores passaram por acolhimento e entrevistas individuais para verificar o perfil conforme função do servidor e o local mais adequado para desenvolver suas atribuições de forma humanizada. Ainda durante a cerimônia, os trabalhadores receberam as nomeações de lotação e os ofícios de encaminhamento para se apresentarem em seus respectivos locais de trabalho distribuídos em 35 instituições do Poder Executivo Estadual.
A transposição dos servidores públicos dos ex-Territórios Amapá, Roraima e Rondônia para o quadro da União é o maior já transferido para a administração pública federal, o que significa uma economia expressiva nos cofres públicos municipais e dos Governos de Estado, um impacto positivo que reflete diretamente em melhor qualidade de vida e aquecimento do setor econômico.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!