Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADES AOS JOVENS

Balanço 2024: novo Amapá Jovem, qualificação profissional e educação marcam avanços do Governo do Estado nas políticas para a juventude

Ampliação de oportunidades e inclusão social e econômica foram destaque em ações realizadas em todos os municípios.

Por Alice Palmerim
09/01/2025 12h00
Novo Amapá Jovem foi reestruturado e atendeu os 16 municípios com seis eixos de inserção em 2024

A promoção da política da juventude foi amplamente trabalhada em 2024 pelo Governo do Estado, que reestruturou o programa Amapá Jovem, sem gerar novos custos aos cofres públicos, e promoveu ações como o projeto “Pulsar”, que garantiu qualificação profissional para moradores de residenciais de Macapá.

O compromisso desenvolvido pela então Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) garantiu mais inclusão, desenvolvimento econômico e maior protagonismo para inserção dos jovens no mercado de trabalho e empreendedorismo. Além disso, o Governo do Estado lançou uma iniciativa inédita para o Amapá, com a criação do programa gratuito ‘Jovem Motora’ previsto para o início de 2025.

Secretária Priscila Magno

“Tivemos um ano positivo para a política da juventude, o Governo do Estado conseguiu alcançar 80% das metas previstas, com ações que implementaram o futuro dos jovens com qualificações, incentivos ao empreendedorismo. E agora estamos aguardando ansiosos pela assinatura do Projeto do Lei que transforma a secretaria extraordinária em estadual, com isso, vamos conseguir ordenar nossas despesas”, destacou a secretária da Juventude, Priscila Magno.

Formatura do projeto Jovem Descolado. Projeto promoveu técnicas de empreendedorismo em parceria com o Sebrae/AP

Compromisso da gestão, o novo Amapá Jovem buscou promover a inclusão social e econômica de jovens em situação de vulnerabilidade, entre 15 e 29 anos, durante todo o ano. A reestruturação que ocorreu em abril, aprovada na Assembleia Legislativa sem gerar novos custos aos cofres públicos, garantiu a extensão do projeto para os 16 municípios.

Com seis eixos no programa, sendo eles, Escola, Universitário, Jovem no Campo, Estagiário, Jovem Cidadão e Protagonista, houve ainda a ampliação do valor da bolsa de R$ 250 a R$ 1,4 mil conforme a inserção do beneficiário. Os participantes passaram ainda a receber o pagamento da bolsa imediatamente, por meio da facilidade das transferências Pix, para cinco eixos.

Projeto Pulsar promoveu capacitação para beneficiários do novo Amapá Jovem e moradores de residenciais de Macapá

As parcerias com instituições públicas e privadas também foram responsáveis por potencializar o protagonismo da juventude. As capacitações foram primordiais para garantir um futuro mais promissor com a inserção no mercado de trabalho e melhora na autoestima dos jovens amapaenses, com projetos como “Jovem Descolado”, em parceria com o Sebrae/AP, que promoveu técnicas de empreendedorismo para jovens de 17 a 29 anos.

Outro importante projeto foi o “Pulsar”, realizado pelo Governo do Estado e o Instituto Cultural Educacional (Icef), que oportunizou qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho para beneficiários do novo Amapá Jovem e moradores de residenciais de Macapá.

O lado social também foi estimulado durante ação para crianças em situação de vulnerabilidade social, na Escola Estadual Esther da Silva Virgolino, em outubro. Houve ainda, interação entre os beneficiários com esporte e lazer pelo projeto “Interpolos”, que trouxe uma disputa animada entre os jovens dos eixos, com gincana para arrecadar alimentos não perecíveis para famílias em situação de vulnerabilidade.

Interpolos em Macapá

A política da juventude também ganhou reforço com a reativação do Conselho da Juventude em junho. O colegiado representado por 44 membros, vinculado à Sejuv, visa promover a participação democrática da sociedade civil. Além disso, a valorização da cultura foi reforçada com participação em eventos como o 4º acampamento Nacional do Levante no Rio de Janeiro, além de incentivar mudanças de vida por meio do projeto online ‘Vozes da Juventude’.

O ano encerrou com uma iniciativa inédita lançada pelo Governo do Estado para o Amapá, com a criação dos programas gratuitos ‘CNH do Povo’ e ‘Jovem Motora’ previsto para o início de 2025, que busca a promoção de oportunidades de trabalho e ascensão social por meio da Carteira Nacional de Habilitação.

Capacitação do Jovem Descolado, em parceria com o Sebrae-AP
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!