Governo do Amapá reúne ações para atendimentos emergenciais à população em casos de inundações e alagamentos
Plano de Assistência Social busca acolher pessoas em situações de vulnerabilidade social durante ocorrências com chuvas intensas no inverno amazônico.
O Governo do Amapá já está preparado para atuar em situações de emergências associadas a inundações, alagamentos e enchentes nos municípios do estado. Famílias que vivenciem situações de vulnerabilidade, em um contexto de calamidade pública, serão atendidas por equipes da Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros Militar (CBM-AP) e Secretaria da Assistência Social (Seas).
A garantia de atendimento especializado ao público mais vulnerável e a proteção aos direitos humanos de pessoas afetadas por inundações faz parte do Plano de Governo, no âmbito da Política de Assistência Social, que garante o exercício do acesso aos direitos sociais e protege a população com atendimento às necessidades básicas, emocionais e materiais, com dignidade e respeito.
“Considerando o desenvolvimento de ações emergenciais de assistência, além de outras medidas que minimizam o impacto dos desastres sobre a execução das políticas públicas de assistência social, a Seas, por meio do acionamento realizado pela Defesa Civil estadual, está apta para realizar atendimentos acolhedores e humanizados. Essa atuação visa estreitar as relações entre cidadãos e entes representativos do Governo, efetivando as políticas públicas”, declara a secretária adjunta da Assistência Social, Ivoneide Chagas.
Dentre as ações voltadas para a execução do Serviço de Proteção em Calamidades Públicas e Emergências, estão a garantia de assegurar provisões de ambiente físico, recursos materiais, recursos humanos e trabalho social. Em 2024, durante as fortes chuvas que atingiram Macapá, o Governo do Estado promoveu acolhimento e bem-estar para as famílias afetadas pelos alagamentos nas áreas urbanas, com distribuição de kits de alimento, kits dormitórios e abrigo em unidades de ensino no Centro e Zona Sul.
As ações estão pautadas no desenvolvimento de políticas específicas de inclusão social com caráter de promoção, proteção e defesa. A Seas possui um conjunto de ações a serem realizadas antes, durante e após contextos de emergência, como o órgão diretor e de referência da Assistência Social do Amapá, que formula políticas e diretrizes no que diz respeito à gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Além disso, é responsável por executar, coordenar e controlar as ações estratégicas do Suas em todo o Estado.
Monitoramento e cuidados
No Amapá, o inverno amazônico é marcado por chuvas intensas, que podem causar alagamentos e enchentes no período de dezembro a julho. Para prevenir tragédias, o Governo do Estado realiza ações de monitoramento e preventivas em municípios com risco de inundação. Em casos de emergência, a Defesa Civil alerta a população para entrarem em contato com os seguintes serviços:
- 193 - Corpo de Bombeiros Militar do Amapá
- 190 - Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes)
Além disso, o Governo do Amapá reforça os cuidados em caso de enchentes. Nas situações, evite permanecer em praças e em ambientes arborizados durante, ou logo após ventos fortes e chuva;
Também é recomendado evitar estacionar veículos embaixo de árvores, especialmente as de grande porte, que oferecem maior risco; se observar alguma árvore que esteja aparentemente tombando, ou com uma inclinação acentuada, com galhos secos ou quebrados, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros.
É importante nunca tentar cortar ou retirar a árvore por conta própria, pois pode haver cabos de energia em meio a vegetação, com risco de choque elétrico.
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