Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Envolvidos em assalto à Delegacia de Fazendinha são presos

Um dos participantes é uma Policial Civil. De acordo com depoimento dos coautores do crime a servidora foi a mentora do assalto.

Por Da Redação
28/12/2016 14h06

Secretário de Segurança Pública, Ericláudio Alencar, e delegados envolvidos na investigação

Cinco pessoas foram presas por envolvimento no assalto à 10ª Delegacia de Polícia, que fica no distrito de Fazendinha, que ocorreu no último sábado, 24. Uma delas é uma policial civil que trabalhava na delegacia. A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou na manhã desta quarta-feira, 28, os detalhes da operação que resultou na prisão dos criminosos, durante coletiva de Imprensa.

Na tarde de terça-feira, 27, foram presos Alex Douglas Ferreira Damasceno, 33 anos; Joelmir Costa Santa Rosa, 31 anos; João Picanço, Diego Costa de Assunção, 22 anos e a policial civil Iguaciara Maria Mores de Castro, 53 anos.  

De acordo com a investigação, a agente que é lotada na delegacia onde o crime ocorreu, foi a mentora do assalto e passou informações privilegiadas ao sobrinho Diego, para a execução do assalto. “Ela sabia como estaria a delegacia, o esquema de plantão e o horário do intervalo dos plantonistas. Então, se aproveitou do acesso a essas informações para planejar o assalto”, explicou o delegado titular da 10ª DP, Nixon Kennedy Monteiro.

Em depoimento, os executores e coautores confirmaram a participação da servidora e afirmaram que ela recebeu dinheiro da venda de uma das armas. O revólver calibre 357, foi vendido por R$ 3 mil e dividido entre o grupo. A agente nega participação, mas todos os depoimentos confirmam o envolvimento dela.

Também foram roubados outro revólver de mesmo calibre, munições, um celular e uma bolsa com documentos pessoais da policial que estava no plantão. Um revólver e um aparelho celular foram recuperados pela polícia.

Um novo esquema nas delegacias será montado para que casos desse tipo não ocorram novamente. “Vamos reforçar o contingente nas delegacias para que isso não volte a acontecer. Ressaltamos que esse fato ocorreu com as informações repassadas pela agente. Não podemos permitir que policiais se envolvam em crimes e as medidas administrativas serão tomadas pela Corregedoria”, afirmou o titular da Sejusp, Ericláudio Alencar.

A operação contou com a participação da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), Núcleo de Operações de Inteligência (NOI) da Polícia Civil e Polícia Militar. A investigação continua em andamento para cumprimento de mais um mandado de prisão preventiva contra Rarielson Souza, que está foragido.  

Punições

Quatro presos foram encaminhados para o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), e responderão por roubo qualificado, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A agente, além de responder criminalmente, responderá administrativamente. Um processo administrativo será aberto para expulsão da servidora da instituição. Ela será encaminhada para o Centro de Custódia do Zerão.

Entenda o caso

No dia 24 de dezembro, dois homens assaltaram a 10ª DP. Segundo o depoimento da agente de polícia que estava de plantão e foi vítima do crime, um homem se aproximou e pediu ajuda fazendo uma encenação de que teria sido vítima de um crime. A policial abriu a porta da delegacia para que ele entrasse e foi nesse momento que o outro criminoso anunciou o assalto.

A policial foi amarrada e os bandidos roubaram duas armas, munições, o celular da agente e uma carteira porta cédulas. Um terceiro criminoso aguardava do lado de fora da delegacia em um carro de cor prata para realizar a fuga.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!