Alunos e familiares celebram formatura da Escola Estadual Mário Quirino e encerram o ano letivo de 2024
Com direito a música, orquestra e coquetel, a noite reuniu 300 formandos do Ensino Médio e do curso piloto de costura ‘Elas Costurando Vidas, Sonhos e Esperança’.
A cerimônia da formatura da Escola Estadual Mário Quirino da Silva, no bairro Novo Buritizal, em Macapá, celebrou a formatura de 300 alunos. O evento reuniu turmas do Ensino Médio e do curso piloto de costura "Elas Costurando Vidas, Sonhos e Esperança", em noite de emoção, confraternização que marcou o encerramento do ano letivo de 2024, na noite de sábado, 11.
Realizada no Templo Central da Assembleia de Deus, no Centro da capital, a solenidade contou com a presença de familiares, professores, autoridades estaduais e representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed). A noite foi abrilhantada por apresentações musicais, brindes aos formandos e orquestra.
Além disso, houve o juramento dos formandos, a entrega dos certificados e as homenagens aos estudantes que se destacaram ao longo do período letivo. Para Gisele Braz, diretora da escola, a cerimônia representa a realização de um sonho coletivo, que integra a comunidade escolar, familiares e sociedade.
"Essa formatura é o resultado de muito esforço, dedicação e parceria entre escola, famílias e comunidade. Estamos celebrando vidas, sonhos e esperanças que foram costurados ao longo do ano. Muitos desses alunos já estão iniciando suas jornadas como empreendedores ou ingressando no mercado de trabalho, graças aos projetos desenvolvidos na escola.", afirmou Gisele, emocionada.
A aluna Ana Paola Gomes Cavalcante, de 17 anos, formanda do 3º ano do Ensino Médio, se emocionou ao falar sobre o significado da formatura, que marca o fim de uma ciclo e o começo de outro. A estudante contou que agora o seu foco é no futuro, que vai continuar estudando para seguir adquirindo conhecimentos e que deseja cursar Direito.
"Concluir essa etapa é um momento de muita felicidade e gratidão. Apesar dos desafios, sempre tivemos o apoio da escola, que nos preparou não só para o Enem, mas para a vida. Agora, estou pronta para iniciar uma nova fase, cheia de sonhos e objetivos, e desejo cursar Direito, algo que sempre me inspirou", contou a formanda.
Destaque para o curso de costura
Um dos momentos mais marcante da noite foi a formação de 100 mulheres no curso “Elas Costurando Vidas, Sonhos e Esperança”. Os participantes, incluindo mães e estudantes da escola, encontraram no curso uma oportunidade de aprendizado e geração de renda.
A capacitação começou com a confecção dos uniformes escolares e hoje já profissionaliza as alunas para produzir diversos tipos de roupas. Muitos abriram seus próprios ateliês, demonstrando como a educação pode transformar vidas.
Investimentos e o impacto na educação
O momento também refletiu os avanços na educação em 2024, marcados por um investimento de R$ 1,8 bilhão em revitalização de escolas, materiais pedagógicos, formação de profissionais e parcerias, como o programa Jovem Empreendedor, em colaboração com o Sebrae.
“Essa noite prova o quanto a educação pode transformar vidas. Cada formação aqui carrega um futuro promissor, fruto de um trabalho coletivo que envolve professores, gestores e toda a comunidade escolar”, ressaltou Ivone Conceição, secretária adjunta de Gestão de Pessoas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!