Governo do Amapá realiza aula inaugural para os nomeados da terceira chamada do concurso da educação
Aula magna ocorreu no auditório da Justiça Federal para 465 novos profissionais que reforçarão a educação nos 16 municípios do estado.
O Governo do Amapá deu início à capacitação de 465 servidores da terceira chamada do concurso público da educação, nomeados pelo governador Clécio Luís em dezembro de 2024. A aula magna aconteceu no auditório da Justiça Federal, na Zona Norte de Macapá, na segunda-feira, 13.
O principal objetivo do curso é preparar os novos professores, pedagogos e cuidadores para as temáticas educacionais, além de fortalecer a função social da escola na formação de cidadãos participativos e criativos, capazes de encontrar soluções alinhadas à realidade local.
"Este é um curso essencial, pois garante que nossos novos trabalhadores da educação possam entregar o melhor para a nossa economia e, principalmente, para o aprendizado de nossos alunos", destacou a secretária de Estado da Educação (Seed), Sandra Casimiro.
Durante a formação, serão abordados temas como planejamento pedagógico, educação inclusiva e educação de jovens e adultos. Além disso, serão discutidas as metas e ações para o calendário letivo de 2025, para aprimorar o desempenho educacional do estado.
"Esse curso vai destrinchar os processos administrativos, pedagógicos e técnicos, com a orientação de facilitadores experientes, que atuam diretamente na Seed", pontuou Andrea Carvalho, coordenadora de Planejamento e Articulação Institucional da Escola de Saberes Públicos (antiga Escola de Administração Pública – EAP).
O treinamento, com carga horária de 80 horas, começa nesta terça-feira, 14, e será realizado nos períodos das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá, com encerramento previsto para o dia 28 de janeiro.
A qualificação é uma parceria entre a Seed e a Escola de Saberes Públicos do Governo do Amapá, e busca garantir que os novos servidores desempenhem suas funções de forma eficiente e integrada, promovendo uma educação de qualidade para as futuras gerações do Amapá.
Concurso da educação
O concurso da educação aconteceu em 2022, e contou com vagas para professores da educação básica e profissional, pedagogos, cuidadores e intérpretes de Libras. A primeira turma de servidores foi nomeada em janeiro de 2024, com 545 profissionais, com a segunda chamada acontecendo em abril do mesmo ano, para outros 523 servidores.
A terceira e última chamada aconteceu em maio, com mais 541 educadores. Juntando as três turmas, já foram convocados mais de 1,7 mil profissionais. A última vez que mil profissionais da educação foram nomeados pelo Governo do Amapá foi em 2012, há mais de 10 anos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!