'Pesquisava repertórios e resolvia questões pelo celular', conta estudante da Escola Mário Quirino que tirou 960 na redação do Enem
Com apoio da Central do Enem do Governo do Estado, Hadria Ariaene, de 19 anos, é um dos exemplos de ótima nota da rede pública do Amapá.
Alunos da rede pública de ensino do Amapá celebram os resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), após a divulgação das notas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última segunda-feira, 13. Entre os destaques, Hadria Ariane Pantoja Rodrigues, de 19 anos, moradora do Bairro Novo Buritizal, estudante da Escola Estadual Mário Quirino da Silva, alcançou 960 pontos na redação e comemora a conquista após dois anos de preparação.
Moradora de Macapá, a jovem dedicava cerca de seis horas diárias aos estudos, dividindo o tempo entre exercícios práticos, redações e a revisão de conteúdos ensinados na Central do Enem. Apesar de participar do cursinho preparatório particular, ela encontrou no programa do Governo do Estado a oportunidade que precisava para reforçar sua preparação.
"Estudava quatro horas pela manhã e duas à tarde. Fazia redações, pesquisava repertórios e resolvia questões pelo celular. Foi cansativo, mas eu sabia que, se continuasse tentando, uma hora o resultado viria", contou Hadria.
Hadria ainda ressaltou o papel fundamental dos professores da Central do Enem no seu processo de preparação, destacando que a dedicação e o incentivo foram essenciais para a sua preparação no exame.
Ela não esconde a felicidade com seu desempenho, mas mantém os pés no chão. Seu maior sonho é ingressar na Universidade Federal do Amapá (Unifap) e cursar Fisioterapia, uma área que sempre sonhou, influenciada pela mãe e pelo desejo de ajudar as pessoas.
"Sempre gostei de Fisioterapia, mas também pesquisei sobre outras áreas. Hoje, meu foco é a Unifap, mas se não der certo, vou tentar outras opções. O importante é nunca desistir", contou a ex-aluna.
Central do Enem
Em 2024, o Governo do Amapá investiu fortemente na educação, com a Central do Enem, que oferece aulas preparatórias para o exame nas 14 escolas-polo espalhadas por Macapá e Santana. O programa, que contou com a participação de mais de 6 mil estudantes, tem sido um marco na melhoria da educação pública do estado, proporcionando aos alunos um suporte crucial na preparação para o Enem.
O coordenador da Central do Enem, Riley Tenório, falou sobre o impacto positivo das ações no desempenho dos alunos.
"Este ano foi de muito trabalho e dedicação. Com o apoio da Secretaria de Educação e do Governo do Estado, conseguimos realizar eventos como o aulão no Zerão, com mais de sete mil estudantes, e hoje vemos os frutos desse esforço com as excelentes notas dos alunos. A Central do Enem é um instrumento poderoso que tem ajudado a transformar a educação no Amapá", concluiu Riley Tenório.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!