Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REESTRUTURANDO A SAÚDE!

Governo do Amapá garante abastecimento contínuo das farmácias hospitalares do estado

Só no Hospital de Emergências (HE) de Macapá, são 180 tipos de medicamentos e cerca de 400 itens correlatos.

Por Redação
17/01/2025 18h40
Farmácia do HE atente pacientes internados nos serviços de pronto atendimento, UTIs e centro cirúrgico
Farmácia do HE atente pacientes internados nos serviços de pronto atendimento, UTIs e centro cirúrgico
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Com a saúde como prioridade, o Governo do Amapá tem fortalecido a assistência farmacêutica nos últimos dois anos, com a distribuição de medicamentos, insumos e materiais para os hospitais em Macapá, Santana, Porto Grande, Oiapoque e Laranjal do Jari e demais unidades de responsabilidade do Estado.

A Coordenadoria de Abastecimento Farmacêutico (CAF) garante um abastecimento contínuo e simultâneo, inclusive para este início de ano, como explica o gerente da unidade. Uriel Davi.

Uriel Davi, gerente da CAF
Uriel Davi, gerente da CAF
Foto: Ascom/Sesa

“A CAF é responsável por suprir todos os hospitais do Governo do Estado. Estamos empenhados em assegurar o fornecimento contínuo de todas as unidades hospitalares, como nós planejamos. Nosso objetivo é manter as farmácias, de Oiapoque a Laranjal do Jari, abastecidas e garantir atendimento adequado ao usuário final. Esse é o compromisso da gestão do governo Clécio”, ressaltou Uriel Davi.

Na capital, a CAF é responsável pelo abastecimento de diversas unidades de saúde, incluindo o Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), Hospital de Emergência (HE), Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), além de estruturas como a UPA da Zona Norte, Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), Centro de Referência de Doenças Tropicais (Cerpis), Caps II (Álcool e Drogas), Caps III (Gentileza), Unacom e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Estoque do HE de Macapá foi reabastecido antes das festas de fim de ano
Estoque do HE de Macapá foi reabastecido antes das festas de fim de ano
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Nos municípios, o fornecimento atende ao Hospital Estadual de Santana, Hospital do Oiapoque, Hospital de Laranjal do Jari, UPA de Laranjal do Jari, Hospital de Porto Grande e unidades mistas localizadas em Pracuúba, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Amapá, Mazagão, Calçoene, Vitória do Jari e Serra do Navio. As entregas são realizadas semanalmente em Macapá e Santana, e mensalmente ou conforme a demanda nos outros municípios.

O Hospital de Emergência (HE) de Macapá recebe abastecimento regular de medicamentos e materiais essenciais. O farmacêutico Christopher Serrão, que atua na unidade há três anos, destaca os avanços no setor.

Christopher Serrão, farmacêutico
Christopher Serrão, farmacêutico
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

“Nos últimos dois anos, o abastecimento da farmácia hospitalar melhorou significativamente. Antes, enfrentávamos problemas de escassez de itens básicos, mas agora temos uma quantidade suficiente para atender a demanda, com destaque para produtos como soro fisiológico, cujo estoque está controlado”, afirmou Serrão.

Desde 2023, o governo trabalha para aprimorar o setor, incluindo a ampliação do espaço físico da farmácia do HE, o que contribuiu para otimizar o gerenciamento de estoques.

“A nova estrutura permite controlar o estoque de forma mais eficiente, evitando faltas. Alguns itens, por serem de alto custo ou de uso controlado, exigem gestão criteriosa, mas o atendimento às demandas internas é mantido”, destacou o farmacêutico.

Farmácia do HE conta com 180 tipos de medicamentos 
Farmácia do HE conta com 180 tipos de medicamentos 
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

O HE conta com 180 tipos de medicamentos e cerca de 400 itens correlatos, como antibióticos, analgésicos e materiais hospitalares. Todos são dispensados diariamente, de acordo com a necessidade dos pacientes internados, em atendimento de emergência ou em cirurgias.

Serrão esclarece que é comum os pacientes confundirem as funções da farmácia hospitalar, que atende pessoas internadas, e a farmácia ambulatorial encontrada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que fornecem medicação para tratamento em casa.

“A farmácia hospitalar atende exclusivamente pacientes internados, serviços de pronto atendimento, UTIs e centro cirúrgico. Não fornecemos medicamentos para uso domiciliar. Às vezes, o paciente é orientado a buscar o medicamento em outro local e, por desconhecimento, acredita que houve recusa no atendimento”, explicou o farmacêutico.

Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF)
Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF)
Foto: Ascom/Sesa

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde