Operação Lei Seca do Detran Amapá abordou 7.437 condutores no estado em 2024
Maior número de infrações registradas foi por direção de veículo não licenciado.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) divulga os dados sobre a atuação da Operação Lei Seca ao longo do ano passado. O núcleo é responsável pelo combate a infrações de trânsito por abuso de álcool e direção, além das outras infrações legisladas no Código de Trânsito Brasileiro.
Os números foram contabilizados no período de janeiro a dezembro de 2024. Conforme as informações da Operação, foram abordados 7.437 condutores e 7.199 pessoas realizaram o teste do etilômetro. Ao todo, foram lavrados 1.620 autos de infração de trânsito.
Das autuações relacionadas à alcoolemia, foram 108 pessoas multadas por direção sob influência de álcool, e 208 condutores pela recusa ao teste do etilômetro. Dos motoristas autuados por abuso de álcool e direção, 276 foram homens e 39 foram mulheres.
Dez motoristas foram encaminhados para a delegacia por crime de trânsito, quando há a concentração de álcool acima de 0,33 miligrama por litro. Para se ter ideia, quando o motorista é abordado com até 0,33 mg/l, caracteriza infração de trânsito gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e medidas administrativas.
Já a situação em que o condutor atesta o consumo de bebida igual ou acima de 0,34 mg/l corresponde a crime de trânsito, em que a legislação determina autuação criminal na delegacia, sujeita à prisão e multa.
O maior número de infrações contabilizadas foi pelo descumprimento ao artigo 230, inciso 5, que corresponde a dirigir veículo não licenciado, que teve 546 infrações.
A realização de barreiras específicas para combater o uso de descargas livres foram destaque na atuação da Lei Seca no segundo semestre de 2024. Foram 18 pessoas autuadas por conduzirem veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, conforme o inciso 11 do artigo 230.
Os dados mostram ainda que, 428 pessoas foram flagradas dirigindo veículo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 132 por dirigir veículo com a habilitação fora do prazo de validade. 36 veículos foram removidos pela autoridade de trânsito por diferentes irregularidades.
As fiscalizações foram realizadas nos 16 municípios do Amapá, em diferentes momentos, com campanhas centralizadas, como o Maio Amarelo e Semana Nacional de Trânsito, e também durante o calendário dos grandes eventos do Governo do Amapá, como o Carnaval, Festa de São Tiago e festivais tradicionais realizados nos municípios.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!